Desenvolvimento Profissional e implicações na atuação Docente: Retratos de egressas do Curso de Pedagogia PARFOR - Serrinha/BA / Professional Development and Implications in the Teaching Activities: Portraits of Graduates of the Pedagogy Course PARFOR - Serrinha / BA
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2398Palavras-chave:
Egressas. PARFOR. PedagogiaResumo
O presente artigo pretende socializar os resultados de uma pesquisa de Iniciação Cientifica (IC) CNPq/UNEB. A metodologia deste estudo esteve ancorada na pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta das informações a entrevista semiestruturada com cinco professoras egressas do PARFOR/Serrinha-BA, com o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento profissional de egressas do PARFOR/ Pedagogia/Serrinha-BA, no período 2015 a 2018 e suas implicações na atuação docente. Os teóricos que balizaram este estudo foram: Amorim e Souza (2018), Day (2001), Gatti e Barreto (2009), Nóvoa (2009) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), os quais apresentam importantes considerações sobre o tema conceituado. A pesquisa permitiu constatar que o desenvolvimento profissional docente é um empreendimento para/por toda a vida, surgindo na formação inicial, o que não se constitui em uma tarefa fácil para os professores, tendo em vista que este processo o envolve em caráter integral: vida pessoal/histórias de vida e o percurso/acontecimentos da vida profissional.
Downloads
Referências
AMORIM, Ivonete Barreto de; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. Desenvolvimento profissional docente: perspectivas de professoras egressas do curso de Pedagogia do PARFOR. In: AMORIM, Ivonete Barreto de; SILVA, Sandra Célia Coelho Gomes da; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. (Orgs). Educação em perspectivas: interfaces do saber insurgente. Curitiba: CRV, 2018. (p.31-43)
DAY, Christopher. Ser professor. Desenvolver-se como profissional. In: DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.15-45
DAY, Christopher. Os professores enquanto investigadores. In: DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.47-84
DAY, Christopher. Compreender o desenvolvimento profissional dos professores. Experiência, saber-fazer profissional e competência. In: DAY, CHRISTOPHER. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.85-114
DAY, Christopher. Auto-avaliação: avaliação, mudança e plano de desenvolvimento pessoal. In: DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.115-145
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. A formação continuada em questão. In: GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. (Coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009. p. 199-234.
NÓVOA, Antonio. Para uma profissão de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, Educa, 2009. p.25-46.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Um quadro paradigmático para a mudança: a propósito da formação e da profissionalização docente inicial. In: RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios.2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.17-47
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Um quadro paradigmático para a mudança: a propósito da formação e da profissionalização docente inicial. In: RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios.2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.47-96.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Para saber o rumo da mudança: a propósito de um modelo profissional. In: RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios.2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.97-132
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.