A Contribuição Familiar no Processo Terapêutico da Criança: Um Estudo Bibliográfico / Family Contribution to the Child's Therapeutic Process: A Bibliographic Study
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2348Palavras-chave:
Família. Processo terapêutico. CriançaResumo
O presente texto vem resgatar a importância da participação da família no processo terapêutico da criança, compreendendo que este é um processo que envolve não apenas os aspectos individuais dessa como sujeito social, mas toda a sua história, e dessa forma a participação pregressa da família torna-se primordial. Objetiva-se então, identificar os aspectos relevantes que a família proporciona ao participar do processo terapêutico junto às crianças. Diante disso, o estudo destaca sobre a relação entre família, criança e o processo terapêutico, enfatizando os fatores que levam a inserção das crianças na psicoterapia, a relação entre a família e a criança, e de que forma a família deve estar inserida nesse processo para que a psicoterapia avance. A metodologia da pesquisa foi composta por um estudo de método qualitativo, por permitir uma aproximação mais abrangente do pesquisador com a realidade estudada; caracteriza-se de natureza bibliográfica por ter resultados alcançados mediante a análise de fontes literárias pesquisadas em plataformas como o Scielo, Lílacs e Pepsic, realizadas entre os meses de janeiro e março de 2019. Os resultados obtidos apontam que as famílias não são mais coadjuvantes no processo terapêutico das crianças, e sim protagonistas, ou seja, os avanços terapêuticos tornam-se possíveis e progridem quando a família se enxerga como parte desse processo, contribuindo diretamente para que os problemas sejam superados e a criança então, sentir-se acolhida. Assim, os estudos aqui revisados, apontam que a participação da família na psicoterapia resulta em aspectos positivos que influenciam também no fortalecimento dos membros, acarretando por sua vez, múltiplos resultados favoráveis a evolução de quadros clínicos.Downloads
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