Leitura nos anos iniciais: O despertar para o prazer da leitura na fase inicial da escolarização da criança / Reading in the early years: Awakening to the pleasure of reading in the early stages of schooling

Autores

  • Maria do Socorro Ribeiro de Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2301

Palavras-chave:

Anos iniciais, Criança, Família, Incentivo, Leitura

Resumo

Este trabalho de pesquisa fala sobre a importância da leitura nos anos iniciais e busca responder o seguinte questionamento: Como despertar o gosto pela leitura em crianças no início de sua escolarização? Estudos forma realizados para atender os seguintes objetivos: demonstrar a importância da leitura na fase inicial do Ensino Fundamental; estimular a leitura; estabelecer uma relação de prazer pelo ato de ler e mostrar que a leitura pode mudar a vida da criança através da leitura constante e prazerosa. A pesquisa pode contribuir positivamente para ampliar a visão dos educadores sobre a inclusão da leitura nos anos iniciais. Fala da relevância do incentivo ao ato de ler, tanto pela família, como pela escola e salienta a importância da contribuição dos pais para o processo de aprendizagem. O ato de ler precisa ser estimulado para que seja introduzido na vivência dos alunos como uma atividade que promove mudanças de estado e comportamentos. A leitura contribui para o crescimento social das crianças. Este trabalho apresenta abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e contou com autores como Bandeira (2015), Corrêa (2012), Fischer (2006), Martins (2006) e Silveira (2005). Concluiu-se que é fundamental o incentivo à leitura nas séries iniciais, através da família, da escola e do poder político, para se formar leitores a fim de criar uma sociedade convicta de seus direitos e deveres.

 

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Ribeiro de Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). socorro.ribeiro03@gmail.com;

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). lelamenezesluiza@yahoo.com.br.


 

 

 

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Publicado

2019-12-29

Edição

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