Sociedade, Currículo e Novas Tecnologias: Desafios Educacionais na Era da Informação / Society, Curriculum and New Technologies: Educational Challenges in the Information Age
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2299Palavras-chave:
Currículo, Novas Tecnologias, Sociedade, ConhecimentoResumo
Temos como objetivo compreender o currículo educacional voltado para as novas tecnologias. Como problema de pesquisa temos porque com as novas tecnologias é necessário um novo modelo de currículo educacional? cada vez mais são formados profissionais na área da educação, com um currículo ultrapassado e esses profissionais, sem conhecimento, acessam sistemas de ensino totalmente voltado para fins tecnológicos. Devemos disponibilizar e instruir nossos educadores para este fim, uma vez que essa área é uma das que mais crescem no mundo. Utilizamos como metodologia, a pesquisa bibliográfica tendo como base, os artigos que foram publicados na base de dados da CAPES. Com esse método, verificamos quantos trabalhos foram publicados em revistas científicas que abordam a temática (novas tecnologias, currículo educacional e sociedade do conhecimento) a partir de 2010. Por fim, pretendemos responder as inquietações levantadas e também discutir novas abordagens de implementação curricular.
Downloads
Referências
ALMEIDA et al. Os usos das tecnologias móveis na escola: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino UNICAMP, Campinas, 2007.
ALMEIDA, Fernando José. Paulo Freire. Folha. São Paulo. 2009.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Transformações no trabalho e na formação
docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, nov.
ALMEIDA, Maria Elizabeth B de.; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, 2011.
BRASIL, Resolução CNE/CEB n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, 2010.
CAPES, COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portal de Periódicos da Capes. Pesquisa palavras-chave (2010-2019). Disponível em: <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 20 maio. 2019.
FRANÇA, T. B. A gestão educacional e as novas TICs aplicadas à educação. Armário da Produção Acadêmica Docente, v. 4, n. 8, 2010.
GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, 2007.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
ZUIN, A. A. S. O plano nacional de educação e as tecnologias da informação e comunicação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, jul/set. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.