Qualidade do Atendimento- Avaliação do Transporte Rodoviário Intermunicipal Pelos Usuários, no Município de Icó Ceará / Quality of Care - Evaluation of Intermunicipal Road Transport by Users in the City of Icó Ceará
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2282Keywords:
Qualidade, Atendimento, Transporte Rodoviário, IntermunicipalAbstract
O presente estudo realizou-se com objetivo geral avaliar a qualidade do atendimento do transporte rodoviário intermunicipal no município de Icó – CE. Já em termos específicos visou: caracterizar os usuários considerando o quanto alguns aspectos sociais, analisar o posicionamento dos usuários quanto o serviço comprado e executado e verificar a relação entre a monopolização do serviço e a qualidade do mesmo na visão dos usuários considerado no estudo. Trata-se de estudo de natureza básica, exploratório e uma abordagem quantitativa. Realizado no município de Icó – CE, junto aos usuários do terminal rodoviário do mesmo e transcorreu de agosto a novembro de 2019. A pesquisa de campo foi marcada pela aplicação de um questionário estruturado com questões fechadas cujos parâmetros de reposta obedeceram a uma escala de Likert. A escolha dos participantes se deu por uma amostragem por conveniência, sendo pesquisados 180 usuários, envolvendo o turno de manhã, tarde e noite. A tabulação dos questionários foi através da utilização do programa da Microsoft Excel, versão 2010 e análise dos dados por meio de distribuição de frequência relativa. Quanto ao posicionamento dos usuários em relação ao serviço comprado e executado, em função dos itens utilizados na análise de tal posicionamento, a avaliação foi satisfatória tendo como referência a representatividade da maioria. Constatou-se que existe diferença de percepção quanto a influência da monopolização do referido serviço rodoviário, quanto a satisfação dos usuários estudados.
Downloads
References
ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
ALMEIDA, S. Cliente eu não vivo sem você: o que você não pode deixar de saber Editora: Casa da Qualidade Ano: 1995.
ANTT AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRE,2011. Pesquisa de avaliação da satisfação dos usuários dos serviços das empresas de transporte terrestre: relatório de transporte rodoviário de passageiros. Relatório encomendado à Datamétrica Consultoria Pesquisa e Telemarketing. Recife. Disponível em: <http://www.antt.gov .br/ouvidoria/pesquisa_satisfacao/relatorios.asp>. (Acesso em 05/04/2019).
ARCE - AGENCIA REGULADORA DO ESTADO CEARÁ, 2018, Disponível em. https://www.arce.ce.gov.br/coordenadorias/ Acesso em: 02 de Setembro de 2019.
ARCE - AGENCIA REGULADORA DO ESTADO CEARÁ, 2017, Disponível em. https://www.arce.ce.gov.br/coordenadorias/ Acesso em: 02 de Setembro de 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2008) NBR ISO 9001:2008 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos
BEZERRA, Igor Salume. Qualidade do ponto de vista do cliente. São Paulo: Biblioteca 24horas,.edição publica limitada(2013).
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo..Disponívelem:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/resultados_do_universo.pdf. Acessado em: em 09 de julho 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração Benefícios e Relações de Trabalho. São Paulo, 3 ed. - Editora Atlas, São Paulo, 2007.
COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo, Cobra Editora de Marketing, 2003.
.
COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing básico 4ª edição. São Paulo: Editora Atlas ,1997.
.
CAMPOS, V. F. TQC: controle de qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte, MG: Desenvolvimento Gerencial, 2004.
DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, (1990)
DETRANCE. GOV. BR: publicação 11.730/79 Publicado em 9 de Janeiro de 2018,a cessado em 19 de 0utubro 2019.
FERRAZ, A. C. P. (1995) Produtividade com qualidade: um método para gestão do transporte urbano por ônibus. In: IX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET, São Carlos, SP. Anais, v. 2, p. 660-667
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila de desenvolvimento de pesquisa cientifica. Campos.
FORTAL BUS: (2019) matéria publicada em 27 de janeiro 2019; Disponível em www.fortalbuss.com.br. Acesso em: 02 de Maio de 2019.
FREEMANTLE, David. De olho no Cliente ed. Sextante; Edição: 1ª (1 de janeiro de 2008)
GERSON, Richard. A excelência no atendimento a clientes: mantendo seus clientes por toda a vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
GESPÚBLICA, Brasília. Programa – Pesquisa de Satisfação: Guia Metodológico; Brasília; MP, segep 2014. Versão 1/2014. Correio Eletrônico: gespublica@planejamento.gov.br, acessado em 12 de agosto de 2019.
GIGLIO, Ernest. O comportamento do consumidor. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, L. P. et al. Avaliação do grau de contribuição das normas de garantia da qualidade Iso-9000 no desempenho de empresas certificadas. Revista de Administração da UFSM, , 2009.
KOTLER, P Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER ,Philip. O marketing sem segredos. Porto Alegre: Bookman, 2005.: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012
LIMA Jr., O. F.; Gualda, N. D. F. Qualidade em serviços de transportes: conceituação e procedimentos para diagnóstico. In: IX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET, São Carlos, SP, 1995.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, (2001).
MARANHÃO, M.. ISO série 9000(versão 2000) – Manual de Implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
MARGARIDA, LUÍSA ANTUNES Modelos rasch e escalas de likert e thurstone na medição de dissertação de mestrado em probabilidades e estatística (2007)
MELLO, CARLOS H. P. et al. ISO 9001:2000, sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO. Manual da metodologia em direito 3 ed São Paulo: Saraiva, 2006.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 20 ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2004.
PALADINI, Edson P,.Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.
SENADO FEDERAL BRASILEIRO, promulgada PEC 74/2013, o Congresso Nacional, No mês de setembro de 2015. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/hpsenado. Acesso em: 22 de janeiro de 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.