A Educação Infantil entre Rimas e Versos / Early Childhood Education Between Rhymes and Verses
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2249Palavras-chave:
Educação Infantil. Poesias. AprendizagensResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises do projeto “Aprendendo com Poesias” desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor Manoel Correia de Macedo, em Juazeiro do Norte-Ceará, com crianças da pré-escola. O projeto foi efetivado por meio das seguintes atividades: reunião com os pais para apresentação do projeto; levantamento dos poetas e poetizas e suas poesias com as crianças; confecção de uma coletânea de poesias ilustradas; maleta itinerante; um livro com suas poesias das crianças; apresentação das poesias para a comunidade escolar; tarde de autógrafo; dramatizações; desenhos; experiências com recortes, colagens, pinturas, modelagens; investigações e descobertas; experiências com argila ou massa de modelar caseira feita em sala e massa de modelar industrializada.Com o projeto, conseguimos promover a ampliação do vocabulário infantil, brincar com as palavras, momentos ricos de socialização, interação e cooperação entre as crianças e entre elas e as professoras em todos os tempos da nossa rotina institucional. Esse projeto conseguiu estimular e envolver as famílias das crianças para o processo de aquisição dos diversos tipos de linguagens e novas experiências. Promovemos tempos, espaços, materiais e atividades para o desenvolvimento da criatividade e do protagonismo infantil.
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Referências
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