O Esporte na Escola Indígena como benefício pedagógico e ferramenta para potencializar a Aprendizagem transfazendo vidas / Sport in Indigenous School as a pedagogical benefit and tool to enhance life-transforming learning
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2229Palavras-chave:
Esportes, Educação Física, Educação Escolar IndígenaResumo
Essa investigação considera as múltiplas abordagens dos esportes em relação à Educação Física (EF) aplicada na unidade de ensino, da educação diferenciada, em terra indígena Potiguara, relacionando EF à cultura corporal do movimento, inclusive, própria nos territórios indígenas, com todas as modalidades esportivas. A investigação acompanhou a desenvoltura da EF, em uma unidade de ensino da Educação Escolar Indígena, na perspectiva de sua utilização em ações e/ou projetos executados na educação escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Mário de Souza. Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas, 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, N. 9.394 de 20 dez. 1996.
______. Secretaria de Educação de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.
________, Suraya Cristina. Educação física e temas transversais na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
NETO, Vicente Molina. TRIVIÑOS, Augusto N. S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
Referencial curricular nacional para escolas indígenas (RCNEI) / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de educação fundamental. Brasília: 2008 MEC/SEF.
SILVA, Edson. SILVA, Maria da Penha da.(Orgs.). A temática indígena na sala de aula: reflexões para o ensino a partir da Lei 11.645/2008. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
SILVA, Emerson Felipe. Contributos das práticas pedagógicas da disciplina educação física na etnoeducação do povo potiguara de Rio Tinto – PB. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS _ Assunção _ Paraguay - 2019 http://lattes.cnpq.br/6727138502298037
TEIXEIRA, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos: técnicas, táticas, regras e penalidades. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Emerson Felipe da Silva, Jose Jakson Amancio Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.