Gestão de Estoque nas Pequenas Empresas: Um Estudo de caso no Mercadinho e Hortifruti XY / Small Business Stock Management: A Case Study in the Merchant and Hortifruti XY
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2068Palavras-chave:
Controle de estoque, Mercadinho e Hortifrúti, Juazeiro-BAResumo
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso inerente a gestão de estoque realizado em uma microempresa do setor varejista localizada em Juazeiro-BA; O Mercadinho e Hortifrúti XY. O objetivo foi estudar de que forma o mercadinho e hortifrúti XY faz seu controle de estoque. A partir de seus objetivos, o presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa na coleta e análise dos dados mediante realização de entrevista baseada na aplicação de questionário previamente elaborado. Os resultados indicam que a empresa XY está ativa a pouco tempo no mercado; mas já consegue identificar seu público alvo e possui um mix de produtos que atendem à demanda e que faz com que o seu estoque possua alta rotatividade. Com relação ao planejamento de compras é determinado de acordo com o nível de vendas e também por sazonalidade; prezando sempre por fornecedores locais que atendam aos prazos de entrega. O método de controle de estoque utilizado é o Peps (o que entra primeiro sai primeiro); além de possuir sistema informatizado para gerenciar suas entradas e saídas. De modo geral, as estratégias adotadas quanto ao controle de estoque têm transmitido resultados para a empresa, estando o proprietário satisfeito até o momento, pois, apesar de ter pouco de tempo de fundada; possui um gerenciamento de estoque sólido.
Downloads
Referências
ARNOLD, J.R.T. Administração de materiais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
BALLOU, Ronald H. Business logistics/supply chain management: planning, organizing, and controlling the supply chain. Pearson Education India, 2007.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Elsevier Brasil, 2005.
___________. Planejamento e Controle da Produção. 2. ed. São Paulo: Manole, 2008.
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: Uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SEBRAE. Entenda a Importância da Gestão de Estoque. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/como-melhorar-a gestao-de-produtos-no-varejo,6ed4524704bdf510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em 12 de set. 2019.
SEBRAE. Pequenos Negócios em Números. Disponível em:< http://www.sebrae .com.br/ sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em numeros,12e8794363447 510VgnV CM1000004c00210aRCRD>. Acesso em 03 de set. 2019.
SLACK N., CHAMBERS S., JOHNSTON R. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.