Dimensões da Sustentabilidade no PPC do Curso de Bacharelado em Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Cariri (UFCA) / Dimensions of Sustainability in the PPC of the Bachelor's Degree in Public Administration and Social Management of the Federal University of Cariri (UFCA)

Autores

  • Alcylanna Nunes Teixeira Universidade Federal do Cariri
  • Tamyris Madeira de Brito Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Erich Costa Saraiva Lobo Universidade Federal do Cariri
  • Zuleide Fernandes de Queiroz Universidade Federal do Cariri
  • Paulo Renato Alves Firmino Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1912

Palavras-chave:

UFCA. PPC. Administração Pública. Sustentabilidade.

Resumo

O estudo exprime reflexões sobre as propostas político pedagógicas do Curso de Bacharelado em Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Cariri (UFCA), de modo especial, a presença de dimensões da sustentabilidade no Projeto Político-Pedagógico de Curso (PPC). A produção de saberes no âmbito da sustentabilidade potencializa o papel acadêmico de conceber os docentes e os discentes enquanto atores responsáveis pelo fomento do Desenvolvimento Regional Sustentável e a fortalece a atuação da Universidade frente ao contexto regional nas ações de ensino, pesquisa, cultura e extensão. O objetivo deste artigo consiste em identificar neste PPC os fatores que revelam, de modo implícito ou explícito, dimensões da sustentabilidade para práticas pedagógicas no referido curso. A metodologia se dá através de uma pesquisa documental, de cunho exploratório, através de um estudo de caso, com ênfase nas ementas de cada disciplina da matriz curricular do curso, seguido do processamento de dados nos softwares RStudio e Iramuteq para melhor compreensão e análise dos dados. Desse modo, identificam-se elementos fortemente alinhados às dimensões da sustentabilidade, ampliando assim as possibilidades de atitudes pedagógicas favoráveis ao Desenvolvimento Regional Sustentável a partir do Curso de Bacharelado em Administração Pública e Gestão Social da UFCA.

 

 

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Biografia do Autor

Alcylanna Nunes Teixeira, Universidade Federal do Cariri

1] Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. Docente na Faculdade Vale do Salgado (FVS). Icó, CE. alcylannanunes@gmail.com

 

 

Tamyris Madeira de Brito, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. Crato, CE. Docente UNILEÃO. Juazeiro do Norte-CE. tamyris@leaosampaio.edu.br

 

 

Erich Costa Saraiva Lobo, Universidade Federal do Cariri

[1] Mestrando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. Crato, CE. erichlobo@gmail.com

 

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Federal do Cariri

[1] Doutora em Educação pela UFC. Professora no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. Crato, CE. zuleidefqueiroz@gmail.com

 

 

Paulo Renato Alves Firmino, Universidade Federal do Cariri

[1] Doutor em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) pela UFCA. Crato, CE. paulo.firmino@ufca.edu.br

 

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Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos