A Prática Educativa de um Professor de Música: Um Estudo de Caso / The Educational Practice of a Music Professor: A Case Study

Autores

  • Joelson Rodrigues Miguel Universidade Autónoma de Asunción PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1847

Resumo

A presente pesquisa é um estudo de caso visando proporcionar uma reflexão da importância da música como instrumento de democratização e suporte no processo interdisciplinar.  O objetivo principal foi compreender e identificar os processos de ensino-aprendizagens musicais do professor de instrumento na prática educativa atuante na Escola Sanfônica de Campina Grande, Paraíba, Brasil, bem como a lógica que guia as suas ações pedagógicas. Os resultados levaram a uma maior reflexão sobre algumas contribuições do registro pedagógico para a educação musical, bem como, a importância para a historiografia, musicologia das tradições populares do sanfoneiro do nordeste. Foram ainda consideradas algumas implicações desse estudo para as discussões sobre a formação dos professores de música e suas competências e habilidades, de forma que possam contribuir para futuras políticas públicas que contemplem a música no ambiente educacional.

 

Palavras-chave: Registro musical, Ensino do intrumento, Práticas pedagógicas.

 

 



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Biografia do Autor

Joelson Rodrigues Miguel, Universidade Autónoma de Asunción PY

1 Bacharel em Performance Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal da Paraíba. Master in Arts - Musicologia pela Universidade de Campbellsville KY. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción PY e Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Contato: joelsonrmiguel@hotmail.com

 

 

Joelson Rodrigues Miguel1

 

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Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Estudo de Caso