A Prática Educativa de um Professor de Música: Um Estudo de Caso / The Educational Practice of a Music Professor: A Case Study
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1847Resumo
A presente pesquisa é um estudo de caso visando proporcionar uma reflexão da importância da música como instrumento de democratização e suporte no processo interdisciplinar. O objetivo principal foi compreender e identificar os processos de ensino-aprendizagens musicais do professor de instrumento na prática educativa atuante na Escola Sanfônica de Campina Grande, Paraíba, Brasil, bem como a lógica que guia as suas ações pedagógicas. Os resultados levaram a uma maior reflexão sobre algumas contribuições do registro pedagógico para a educação musical, bem como, a importância para a historiografia, musicologia das tradições populares do sanfoneiro do nordeste. Foram ainda consideradas algumas implicações desse estudo para as discussões sobre a formação dos professores de música e suas competências e habilidades, de forma que possam contribuir para futuras políticas públicas que contemplem a música no ambiente educacional.
Palavras-chave: Registro musical, Ensino do intrumento, Práticas pedagógicas.
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