A Contribuição do Projeto SOLARI para a Educação da Juventude Campesina no Município de Assaré-CE / The Contribution of the SOLARI Project for the Education of youth Campesina in the Municipality of Assaré-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1806

Palavras-chave:

Campesinato, Educação Ambiental, Bem Viver, Jovens

Resumo

O estudo objetivou avaliar a atuação de um projeto socioambiental (Projeto Solari) promovido pela Cáritas Brasileira, no contexto de uma comunidade rural, localizada em Assaré-CE. A iniciativa analisada teve como objetivo, promover a educação ambiental para “jovens do campo” através da aplicação do saber tradicional às práticas locais de cultivo e, do conceito de “Bem Viver”. Para tanto, fez-se uso de pesquisa participante e revisão bibliográfica, tratados por meio de análises qualitativas. A experiência oportunizou aos jovens, reflexões críticas acerca da realidade planetária e, promoveu mudanças significativas na comunidade por meio da integração social e geração de renda.

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Biografia do Autor

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN

Graduado em Filosofia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí, especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade Entre Rios do Piauí, Graduando em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN, possui experiências como monitor das disciplinas Técnicas de Representação I, Desenho Auxiliado por Computador I do curso de Arquitetura e Urbanismo da FJN. Membro do GRUNEC - Grupo de Valorização Negra do Cariri, Tem interesse nas áreas de educação ambiental, sustentabilidade, filosofia antiga e ética da responsabilidade . É defensor do Desenvolvimento Sustentável.

João Leandro Neto, Faculdade Entre Rios do Piauí - FAERPI

Filósofo. Pedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar. Estudou arte italiana com ligação na Scuola di Lingua e Cultura - Itália Publicou trabalhos em eventos científicos, com temas relacionados a pesquisação na construção de uma educação valorizada e coletiva. Convidado a ser debatedor em mesas redondas, com temas como: FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, DIÁLOGOS EM TORNO DO PENSAMENTO DE AGOSTINHO DE HIPONA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM PLATÃO, ÉTICA E CONTEMPORANEIDADE. Atualmente se dedica a pesquisar sobre métodos e comodidades de relação investigativa entre a educação no ensino médio e o processo do aluno investigador na Filosofia, trazendo discussões como o negro e seu emponderamento educacional, a educação acessível, os processos educacionais, e as relações educação-docente na construção de um futuro capaz de perceber a importância do compartilhamento de função. Amante da poesia nordestina com direcionamento as condições históricas do resgate e do fortalecimento da cultura do Cariri, se dedica a pesquisar processos históricos regionais. Membro do Grupo de Valorização Negra do Cariri GRUNEC, localizado na cidade de CRATO.

Francisco Mário de Sousa Silva, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (2017.2), possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (2015.2).

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Publicado

2019-05-31

Edição

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Artigos