A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1782Palavras-chave:
Catadores de Materiais Recicláveis, Ensino, EtnomatemáticaResumo
O prisma central desta pesquisa está em analisar a Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis por meio das aulas de Matemática. O tema da pesquisa é: Etnomatemática e Catadores de Materiais Recicláveis. Para dialogar com a temática utilizamos como referências: Freire (2006), Morin (2011), D’Ambrósio (2005), Knijnik (1996). Tem-se uma investigação exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo uma metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder à questão levantada: Como ensinar Matemática baseado na Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis? A pesquisa, portanto, proporcionou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na percepção docente. Como instrumento de coleta de dados tem-se o registro de um relato de experiência de uma professora de Matemática do 6º Ano pertencente a Rede Pública do Vale do Mamanguape-PB, da qual foi feita uma análise de conteúdo. Como resultado temos a sugestão de diversas propostas de ensino a serem utilizadas no ambiente escolar por docentes dentre elas: proporcionar que o aluno pesquise em sua comunidade situações de vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis, promover sessão de debates sobre os principais desafios destes profissionais, sugerir que construam e apliquem entrevistas com estes profissionais afim de se obter informações quanto a custo de materiais, formas de armazenamento, cuidados, ganhos, sustento familiar. Após essas vivências no espaço comunidade e no espaço escolar, baseado em todas as informações colhidas e discutidas é oportuno elaborar questões baseadas nas situações-problemas existentes, construir gráficos, quadros e tabelas em meio aos dados colhidos, fazer uma releitura desta experiência vivida e repensar outras formas de se perceber a Matemática presente na comunidade em que se vive, ou seja, perceber a diversidade Etnomatemática presente e aplica-la para a vida quando necessário.Downloads
Referências
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