Abordagem Histórica da Educação Especial no Brasil / Historical Approach to Special Education in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1717Palavras-chave:
Educação Especial. Atendimento Educacional. Legislação BrasileiraResumo
O presente estudo visa discutir os aspectos atinentes à Educação Especial e, neste sentido, a pesquisa objetiva investigar os princípios legais da Educação Especial na Educação brasileira, analisando, ainda, a população elegível para atendimento educacional especializado, os tipos de recursos educacionais especiais e o lócusde atendimento escolar do referido alunado. É importante ressaltar que tais aspectos ainda exigem aclaramento conceitual para que não restem dúvidas quanto às diretrizes da política educacional brasileira a serem seguidas, sendo inegável, entre outras ações, que o atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais deve ser universalizado, que os sistemas de ensino precisam responder melhor às demandas de aprendizagem desses alunos, que aos professores deve ser garantida formação continuada. Para essas reflexões buscaremos respaldo teórico em Montoan (2006), Padilha (2001), Skliar (1997), Unesco (2004), entre outros. Caracteriza-se como uma revisão e literatura e, através deste percurso metodológico, aborda as questões históricas que marcam os acontecimentos na educação inclusiva e principalmente os avanços na legislação brasileira.
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