A relação mãe-bebê: análise de duas situações para se pensar a clínica do TEA / The Baby-Mother Relationship: Analysis of two situations to think the autism spectrum disorder clinic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1677

Palavras-chave:

autismo, TEA, clínica psicanalítica, diagnóstico precoce, saúde mental.

Resumo

Este trabalho apresenta aspectos da visão multifatorial da etiologia do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), compreendendo a complexidade geral do transtorno e a possibilidade de trabalho transdisciplinar, focando no que a psicanálise pode oferecer na intervenção a bebês que apresentam sinais de risco para TEA e analisando duas situações (uma clínica, outra metafórica) da prática clínica psicanalítica. A discussão teórica foi desenvolvida através de levantamento bibliográfico com enfoque na intervenção psicanalítica com bebês em risco de TEA, e a análise foi estruturada em técnicas documentadas. Conclui-se que a intervenção psicanalítica com bebês em risco de TEA é importante para a não instauração do quadro clínico e pode contribuir para a estruturação do aparelho psíquico necessário para emersão do sujeito.

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Biografia do Autor

Nivaldo Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis

Érica Garisto Rocha dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga, mestranda em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão