O Comportamento Empreendedor no Ensino Profissional e Tecnológico / Entrepreneurial Behavior in Vocational and Technological Education

Autores

  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria
  • Jéssica da Silva Maciel Universidade Federal de Santa Maria
  • Italo Fernando Minello Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Coletto Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1619

Palavras-chave:

Educação empreendedora, Ensino profissional e tecnológica, IFFJC

Resumo

Neste estudo objetivou-se analisar o comportamento empreendedor e a intenção empreendedora de alunos de graduação dos cursos de Matemática e Ciências Biológicas de um IFE. A metodologia é quantitativa, descritiva e utilizou-se de questionários para a coleta de dados. Os instrumentos são validados e correspondem ao Questionário de Intenção Empreendedora (LIÑAN, CHEN, 2009) e o de Características Comportamentais Empreendedoras (MANSFIELD et al, 1987;). Por meio de estatística descritiva, conclui-se que os discentes apresentam as dez características comportamentais empreendedoras, no entanto, estas podem ser aprimoradas. Quanto à intenção empreendedora, os alunos pesquisados apresentam baixa pretensão de empreender. Os alunos, apesar de inseridos em um IFE, desconhecem, em sua maioria, experiências empreendedoras por meio de disciplinas relacionadas. Além disso, curiosamente, os alunos com experiência profissional apresentaram menor intenção empreendedora frente aos sem tal experiência.

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Biografia do Autor

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Ciências Contábeis - UFSM/FAMES e Doutora em Administração - PPGA/UFSM.

Jéssica da Silva Maciel, Universidade Federal de Santa Maria

Jéssica da Silva Maciel: Administradora e membro do Grupo de Pesquisa GPECOM – UFSM.

Italo Fernando Minello, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor e Professor no Programa de Pós graduação na UFSM.

Camila Coletto, Instituto Federal Farroupilha

Mestra em Administração pela UFSM e Docente do Instituto Federal Farroupilha.

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Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos