Método Kanban como Ferramenta de Controle de Gestão
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1575Palavras-chave:
Competitividade, Método kanban, Just-in-time.Resumo
A competitividade do mercado tem exigido maior dedicação e performance das empresas na hora de gerir seus recursos, e para isto é necessário que sempre se busque maneiras de melhorar o processo da administração e seus recursos. As empresas a cada dia estão buscando melhorias eficazes; isso vem acontecendo pela necessidade que as empresas tem de diminuir os gastos e despesas encontrados. Este trabalho visa mostrar as vantagens que traz um planejamento estratégico, o método kanban ferramenta de controle que controla os estoques de acordo com a demanda do mercado. O kanban surgiu no Japão na década de 70, e seu desenvolvimento é creditado a Toyota Motor, a qual buscava um método de controle da produção de veículos com a demanda especifica de diferentes modelagens e cores e com o mínimo de atraso. Segundo Taiichin Ono, ex-vice-Presidente da Toyota, método da produção em massa era bastante útil na redução de custos. O kanban é considerado um dos instrumentos básicos e essenciais para a implantação do método Just-in-times. Que é uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração de produção, sendo considerado como uma completa filosofia pelo qual inclui aspectos de administração de materiais.
Downloads
Referências
MARTINS, P. P. P; BIDIN, A. M; O sistema Just-in-Time: uma visão crítica de sua implementação. XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de novembro de 2006. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/upload/1149.pdf> Acesso em 10.nov. 2018.
MARTINS, G; LAUGENI, F. P. Administração da produção – 2.ed.rev.aum. E atual. São Paulo: Saraiva, 2006.
MOURA, R. A; UMEDA, A. Administração da produção – sistema kanban de manufatura Just-in-time: uma introdução ás técnicas de manufaturas japonesas. São Paul: instituto de Movimentação e Armazéns e Materiais, 1984.
MOURA, Reinaldo Aparecido, kanban; a simplicidade do controle da produção. São Paulo: instituto de movimentação e armazenagem de materiais – IMAM, 1989.
OHNO, T. Sistema Toyota de produção – além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bockman, 1997.
PACE, João Henrique. O kanban na prática. Rio de Janeiro: qualitymark, 2003
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico [recurso eletrônico ]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. -2. ed- Novo Hamburgo; Feevale, 2013.
RIBEIRO, P. D. KANBAN – resultados de uma implantação bem-sucedida. 3. Ed. Rio de Janeiro: COP Editora, 1999.
RIBEIRO, P. D. KANBAN – resultados de uma implantação bem-sucedida. 3. Ed. Rio de Janeiro: COP Editora, 1999
SHINGO, Shingeo. O Sistema Toyota de Produção – Do ponto de vista da engenharia de produção. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 1996. 282 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.