Gestão de Estoques e sua Influência na Qualidade da Prestação de Serviços Hospitalares em Juazeiro do Norte-Ce: um Olhar do Público Atendido
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1539Palavras-chave:
Qualidade. Gestão de estoques. Gestão Hospitalar.Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência do gerenciamento de estoques na qualidade da prestação de serviços hospitalares em Juazeiro do Norte-CE, através de um estudo exploratório de caráter quantitativo, onde foram aplicados 400 questionários à população da cidade de Juazeiro do Norte, por critério de conveniência e acessibilidade dos mesmos. O instrumento de coleta de dados dividiu-se em quatro partes, a primeira contendo aspectos relacionados aos dados sócio demográficos, a segunda abrange aspectos relacionados a qualidade na prestação dos serviços, na terceira com aspectos relacionados à gestão de estoques e a quarta tendo como base as cinco dimensões da qualidade propostas pela escala Servqual. Os resultados obtidos demonstram peculiaridades nos serviços que precisam de melhorias e em relação da gestão dos materiais é importante o uso de ferramentas que favoreçam o gerenciamento mais efetivo, pois afetam diretamente na qualidade do atendimento e desempenho nas atividades.Downloads
Referências
BARBIERI, José Carlos.; MACHLINE, Claude. Logística hospitalar: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
BOWERSON, Donald J. [Et al.]. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
BURMESTER, Haino. Gestão da qualidade hospitalar. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
CORONADO, Osmar. Logística integrada: modelo de gestão. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
CORREIA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimento e logística: o essencial São Paulo: Atlas, 2014.
DIAS, Marco Aurélio. Introdução à logística: fundamentos, práticas e integração. São Paulo: Atlas, 2017.
______. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GALVÃO, André́ Luiz Braun.; SILVA, Giszele Cristiane da. Serviços logísticos. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GONÇALVES, Paulo Sérgio. Logística e cadeia de suprimentos: o essencial. Barueri, São Paulo: Manole, 2013.
GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
IBGE. População e Características Físicas de Juazeiro do Norte – Ceará. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama>. Acesso em: 05 abr. 2018.
LAKATOS, Marina de Andrade.; MARCONI, Eva Maria, Lakatos. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
JURAN, Joseph M.; DeFEO, Joseph A. Fundamentos da qualidade para líderes. Porto Alegre: Bookman, 2015.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MENEZES, Vladenir.; OLIVEIRA, Sandra Figueiredo de (Org). Qualidade Total: Os pricipios do dr. Deming frente a realidade brasileira. 2. ed. São Paulo: Ixtlan, 2015.
MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística empresarial: um guia prático de operações logísticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
______. Logística empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
______. Edson Pacheco.; BRIDI, Eduardo. Gestão e avaliação da qualidade em serviços para organizações competitivas: estratégias básicas e o cliente misterioso. São Paulo: Atlas, 2013.
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: Uma abordagem logística. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2015.
RENNÓ, Rodrigo. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013
TOLEDO, José Carlos de. [Et al.]. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
ZEITHAML, Valarie A.; PARASURAMAN, A.; BERRY, Leonard L. A excelência em serviços: Como superar as expectativas e garantir a satisfação completa de seus clientes.1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.