A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1475Palavras-chave:
Educação para todos, Pedagogia Hospitalar, O perfil do pedagogo hospitalarResumo
O objetivo deste artigo foi identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento hospitalar. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Entendemos como grande desafio a preparação (formação) específica e direcionada dos pedagogos, sobretudo no âmbito do curso de licenciatura em pedagogia, uma vez que fora percebida no decorrer da pesquisa a necessidade de novos conhecimentos e práticas que sirvam de subsídios ao professor. Com este intuito, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, com profissionais da área da saúde e educação, afim de entendermos um pouco sobre o processo educacional existente no âmbito dos hospitais, trazendo ainda, a necessidade de educação hospitalar na cidade de Penaforte-CE. Para que a pesquisa de campo fosse realizada com êxito, tomamos a Teoria de Foucalt (1979) e de Matos e Mugiati (2008), como aporte teórico. Assim, concluímos que essa prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente.
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