Leitura e Escrita: Um Relato de Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Adriana Maria dos Satos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurenia Pereira de França Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecilio Sobral Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1451

Palavras-chave:

Leitura e escrita, dificuldades de aprendizagem, ensino fundamental.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo relatar as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais e nortear para onde e como deve-se agir para obter resultados satisfatórios na aprendizagem. A justificativa por essa temática consiste no fato de ser extremamente importante saber ler e escrever nem que seja o mínimo possível para viver bem diante da sociedade e que as dificuldades de leitura e escrita não são superadas no processo e são levadas durante toda a vida escolar comprometendo o desempenho do aluno. Através dele foi possível mostrar em consulta A visão de Gadotti quanto ao ensino e quanto ao papel do professor nesse ciclo de aprendizagem e citar Freire como uma das inspirações, diante da desenvoltura que aponta o papel e a importância do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem que vai além de apenas ensinar. A pesquisa aqui presente teve cunho qualitativo exploratório e foi tipo bibliográfico através de pesquisa e estudo em livros, artigos retirados da internet entre outros. Foi ainda possível afirmar que diante do presente trabalho obteve-se a ideia de que o aluno é um ser que está aprendendo com o mundo e é preciso observá-lo e descrevê-lo para que se possa haver uma adaptação curricular no processo de ensino que esteja totalmente voltado para a melhoria da aprendizagem do aluno. Concluiu-se então que é necessário desenvolver ações pedagógicas e de cunho adaptativo para aprendizagem desses alunos, para que ocorra diante do processo ensino aprendizagem a soma de resultados na alfabetização de alunos com dificuldades na leitura e escrita. Tais resultados só serão possíveis com empenho e dedicação total do professor, estando presente e mostrando o mundo como meio de aprendizagem e dando autonomia para o aluno aprender fazendo.

 

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Biografia do Autor

Adriana Maria dos Satos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: adrianamariadossantos95@gmail.com;

Aurenia Pereira de França, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Mestrado em Ciência da Linguagem na UNICAP, Especialista em Metodologia do Ensino e Especialista em Ciência da Educação Supervisão Pedagógica. Graduação em Letras - Francês pela Universidade Regional do Cariri, Brasil. Professora na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: aureniafranca@gmail.com

Maria do Socorro Cecilio Sobral, Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

3 Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: socorrosobral@bol.com.br



Referências

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SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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Publicado

2018-11-17

Edição

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