A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1403Palavras-chave:
Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar.Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história, benefícios, no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto recurso e técnica de reabilitação, bem como, através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante. Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar.
Downloads
Referências
ANDE (1999). Disponível em: <http://www.equoterapia.com.br/o_que_e- -definicao.php>.
ANDE-BRASIL – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA. Curso Básico de equoterapia. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.equoterapia.org.br/site/equoterapia.php>.
BRITO, M. C. G. As contribuições da equoterapia na educação inclusiva. 2013. Disponível em: <http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/ documentos/18082259.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2016.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
CIRILLO. Entrevista do mês de Julho/08 - Cel. Cirillo - ANDE – BRASIL. EQUOTERAPIA:
CUDO, C. A importância da motivação para a vida e como meio facilitador para resgatar a auto-estima. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA, 2., 2002, Jaguariúna. Anais... Brasília: Ande-Brasil, 2002. p. 11-15.
ENGEL, B. T. Indications and contraindications for hippotherapy Indications and contraindications for hippotherapy and equine-assisted occupational, physical or speech therapy. In: ENGEL, B. T. Therapeutic riding two strategies for reabilitation. Durango: Ommipress, 1997. p. 35-42.
ESPINDULA, AP. Efeitos da equoterapia em praticantes autistas. [tese]. Uberaba (MG): Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2008. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp073999.pdf
NASCHERT, E. G. Equinoterapia: larehabilitación por médio delcaballo. México: Trillas, 2006. Revista Eletrônica Inspirar [recurso eletrônico] - Curitiba: Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde, 2009- Bimestral, v. 1, n. 3, nov./dez. 2009.-Periódicos.
NEVES, Danusa, G. et al. A Semelhança dos Movimentos do Andar Natural do Ser Humano com os Movimentos da Andadura Natural do Cavalo: Um Trabalho Extensionista do NEQUI. Seminário promovido pelo NEQUI. S.d.
SOUZA, Jerusa de. C. Equoterapia: Tratamento Especializado para Pacientes com Lesão Medular.
SOUZA, MB. SILVA, PLN. Equoterapia no tratamento do transtorno do espectro autista:a percepção dos técnicos. Rev. Ciênc. Conhecimento. 2015; 9(1). p. 4-22.Disponível://cienciaeconhecimento.com.br/Arquivos/Edi%C3%A7%C3%A3o%202015/Souza%20BM_912015.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.