O Voluntariado e o Servidor Público: o Caso dos Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Autores

  • Dâmaris Yana Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Francisco Alves Pinheiro Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Leonardo Rodrigues Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1349

Palavras-chave:

Voluntariado. Percepção. Motivação. Serviço Público Federal. Técnico-administrativo em educação. Universidade.

Resumo

O voluntariado, apesar de não ser um fenômeno recente, passou a ter maior visibilidade e a fazer parte das políticas governamentais de vários países após o ano de 2001 ter sido eleito o Ano Internacional do Voluntariado. No Brasil, o governo federal reconhecendo a importância do voluntariado para a coesão e o desenvolvimento da sociedade, expediu o Decreto nº 9.149/2017, instituindo o Programa Nacional de Voluntariado (PNV) e enfatizando a necessidade de parceria entre Estado, sociedade e o setor privado para fomentar o trabalho voluntário. Entre outros objetivos do PNV, foi estabelecido que caberá aos órgãos da Administração Pública Federal estimular o voluntariado e incentivar os servidores a praticarem esse tipo de atividade.  Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a percepção do voluntariado a partir da perspectiva dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para tanto, a metodologia adotada foi de abordagem quantitativa, utilizando um questionário e os instrumentos: Inventário de Funções do Voluntariado (IFV) e também a Bateria de Personalidade Pró-social (BPP), que são validados a nível nacional, contemplando uma amostra de 161 TAEs. Obteve-se com o resultado dados significativos para auxiliar a Univasf, e, possivelmente, outras universidades públicas, a formular políticas e ações de estímulo e incentivo a atividades voluntárias entre seus servidores públicos, atentando-se para as particularidades do público-alvo, desde a sua percepção até a motivação.

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Biografia do Autor

Dâmaris Yana Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Mestranda em Administração Pública do PROFIAP/Univasf, damaris.yana@univasf.edu.br, Petrolina -PE, Brasil.

Francisco Alves Pinheiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor, doutor,Univasf, francisco.pinheiro@univasf.edu.br, Petrolina - PE, Brasil.

Leonardo Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor, doutor,Univasf, leonardo.sampaio@univasf.edu.br, Petrolina - PE, Brasil.

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Publicado

2018-10-31

Edição

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Artigos