A Terapia como Extensão na Formação do Acadêmico em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1285Palavras-chave:
Formação Acadêmica. Curso de Psicologia. Psicoterapia PessoalResumo
O objetivo desta pesquisa foi conhecer algumas características de acadêmicos que estão realizando o estágio profissionalizante em Psicologia, identificando fatores favoráveis à prática da psicoterapia, aspectos que desfavoreçam sua adoção durante o período de graduação. Foram consultados acadêmicos de Psicologia de seis campi de uma universidade particular do Rio Grande do Sul. A investigação contou com um questionário estruturado, os dados foram coletados e analisados através do Google Forms. O estudo identificou que 84,4% dos estudantes realizaram psicoterapia pessoal em algum momento da graduação. A adoção pessoal de psicoterapia é considerada cara por 71,1% da amostra e 95,6% afirmaram que fariam uso do recurso caso fosse gratuito e 88,9% considera que seria adequado para sua formação. O serviço de psicoterapia dentro da graduação seria de considerável relevância, devido às dificuldades financeiras e as realidades psíquicas enfrentadas. O apoio psicológico permitiria a geração de novos significados para a vivência acadêmica.Downloads
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