As Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Aprendizagem da Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso na Escola Estadual São João Batista – Araripina – Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1279Palavras-chave:
Ensino da Língua Portuguesa, Professor e Aluno, Educação BásicaResumo
O ensino da Língua Portuguesa, tornou-se um dos grandes gargalos da educação, não apenas de pesquisas acadêmicas, mas também de debates, cursos, seminários e demais eventos científicos, nos quais se discutem problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem formal da Língua Portuguesa e alternativa para a resolução do problema. Esta pesquisa que tem como objetivo “conhecer as dificuldades dos alunos do ensino médio em relação à aprendizagem da Língua Portuguesa” sente a necessidade de maior reflexão sobre as bases desse processo e, consequentemente, sobre o redimensionamento das atividades de sala de aula, devido ao fato de grande parte dos alunos da educação básica, em particular do ensino médio da escola Estadual São João Batista, não conseguem produzir textos linguisticamente relevantes e adequados aos diferentes propósitos a que um texto pode servir. Acredita-se que, para o professor de Língua Portuguesa, a principal tarefa a ser realizada é a de tornar os alunos leitores críticos e competentes produtores de textos, bem como, poder contar com o apoio dos demais professores dos outros componentes curriculares para que possam contribuir no ensino Língua Portuguesa, resolvendo se não total, ao menos parcial a problemática em estudo.
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