Liderança e Clima Organizacional: apontamentos a partir de uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1115Palavras-chave:
Liderança. Comportamento Organizacional. Psicologia militar.Resumo
O artigo em tela apresenta como tema as contribuições da liderança ao estabelecimento de um clima organizacional profícuo. Justifica-se realizar o presente artigo pela relevância e atualidade do tema, notadamente pelo fato de ser objeto de estudo dos mais distintos grupos, nos mais diversos fóruns. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é produzir uma breve análise sobre a temática afeta à liderança e suas contribuições ao estabelecimento de um clima organizacional frutífero. Conforme a natureza dos dados, a pesquisa em comento pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Em que medida as informações levantadas ao longo da presente pesquisa poderão confirmar ou não as contribuições da liderança ao estabelecimento de um clima organizacional exitoso? Verifica-se que a liderança exerce um papel significativo na harmonização do clima organizacional, especialmente por viabilizar atributos como: confiança; harmonia e coerência; comunicação fluida; qualidade de vida laboral; diversidade; criatividade; inovação; e produtividade.
Palavras-chave: Liderança. Comportamento Organizacional. Psicologia militar.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ABRASHOFF, D. Michael. Este barco é nosso: dicas práticas sobre liderança e cooperação do comandante do melhor navio de guerra da marinha americana. Tradução Claudia Gerpe Duarte. São Paulo: Cultrix, 2013. 190p.
COVEY, Stephen M. R.; LINK, Greg; MERRIL, Rebecca R. A confiança inteligente: criando prosperidade, energia e alegria num mundo carente de confiança. Tradução de Carlo s Szalak. Rio de Janeiro: Leya, 2013. 336p.
CROSBY, Philip. Princípios absolutos de Liderança. Tradução Roger David Frankel. São Paulo: Makron Books, 1999. 118p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HUNTER, James. O monge e o executivo. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. 139p.
KEEGAN, John. A máscara do comando. Tradução de Geraldo Pereira de Almeida Filho. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1999. 399p.
MATUS, Carlos. O Líder sem Estado-Maior. Tradução de Giselda Barroso G. A. Sauveur. São Paulo: FUNDAP, 2000. 206p.
NEVILLE, Maiza; DRUMOND, Regina C. Liderança e sustentabilidade: dilemas, desafios e propósitos – guia prático e conceitual. Salvador: Casa da Qualidade, 2010. 210p.
NOGUEIRA DE FARIA, Albino. Chefia e Liderança. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1982. 214p.
PASSARINHO, Jarbas Gonçalves. Liderança Militar. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1987. 166p.
PENTEADO, José Roberto Whitaker. Técnica de chefia e liderança. 7. ed. ver e atual. São Paulo: Pioneira, 1986. 186p.
PERKINS, N. T. Dennis. Liderança no Limite. Tradução Mônica Rosemberg. São Paulo: Makron Books, 2002. 230p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.