Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1019Palavras-chave:
Avaliação Pós-Ocupação, Paisagismo, Pátio EscolarResumo
O presente trabalho apresenta a Avaliação Pós-Ocupação de Edificação Escolar: Proposta de Diretrizes para a Requalificação do Pátio Escolar. A desarticulação das duas áreas do conhecimento – a arquitetura e a educação – mostram a necessidade de uma análise sobre a problemática resultante do caminho de oposição traçado até então. É possível fazer do pátio escolar um local de efetivação de sua função. A Avaliação Pós-Ocupação é uma ferramenta imprescindível para este trabalho, tendo em vista seu contato direto com o usuário a fim de compreender melhor a rotina e a psicologia do local. É possível estabelecer diretrizes para que o pátio escolar possa ser adequado ao ensino e aprendizagem nas escolas, sendo este, em subsistema de espaços livres de utilização cotidiana e coletiva, e de importância referencial na concepção das escolas públicas. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver diretrizes para a requalificação de pátios escolares por meio de análise das áreas externas do Centro Municipal de Ensino Fundamental Gentila Susin Muraro, localizado na zona urbana da cidade de Tangará da Serra – MT. Como estratégia metodológica, pesquisas bibliográficas, estudo de campo, sequenciados de APO, foram utilizados para a construção da pesquisa.
Downloads
Referências
CERQUEIRA, Eufrosina de, A. Análise da Intervenção Ambiental de Baixo Custo em Escola da Rede Pública de Feira de Santana. UFRGS: Porto Alegre, 2001. Proposta de Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ph.D Miguel Aloysio Sattler.
KOWALTOWSKI, Doris C.C.K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. 1ª ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
KOWALTOWSKI, Doris C.C.K; DELIBERADOR, Marcella Savioli. Os pátios e as áreas livres no processo de projeto de arquitetura escolar no estado de São Paulo. In: AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011. p. 159-182.
KOWALTOWSKI, Doris C.C.K; PEREIRA, Paula Roberta Pizarro. Análises de Métodos de Avaliação de Projetos. Revista Gestão e Tecnologia de Projetos [ISSN: 19811543]. Recebido em: 30/01/2012 | Aprovado em: 28/05/2012. Volume 7, Número 1 | Maio, 2012.p. 3-19.
MACHADO, E.S. et al. Uma reflexão sobre métodos utilizados em apo: estudo de caso da creche Edson Luiz – RJ. In: XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC): Geração de valor no ambiente construído: inovação e sustentabilidade, Fortaleza, Ceará, 2008.
MOREIRA, Alberto L. Princípios de engenharia de avaliações. São Paulo: Pini, 1984.
MATURANA R, H. & VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas:Psy II, 1995.
___________________. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 2001-a.
_____________Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001-b.
NAMBU, Liliane Cristine; ORNSTEIN, Sheila, Walbe. O pátio nos ambientes para o aprendizado avaliação de edifícios escolares na região metropolitana de São Paulo. In: AZEVEDO, G. A. N. RHEINGANTZ, P.A. TÂNGARI, V.R. O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Minister, 2011. p. 91-106
NEPEC. Núcleo de extensão e pesquisas econômicas e contábeis. Perfil socioeconômico de Tangará da Serra. 2011. Disponível em: <http://www2.unemat.br/nepec/perfil_tangara>. Acesso em: 28 de nov. 2012.
OLIVEIRA, C. E. Famílias e Natureza: As relações entre as famílias e ambiente na colonização de Tangará da Serra – MT. Tangará da Serra: Gráfica Editora Sanches Ltda., 2004. ISBN 85-98446-01-7.
OLIVEIRA, C. E. Das Escolas Reunidas ao Grupo Escolar de Tangará da Serra: A Educação em Mato Grosso em Região de Colonização Recente – 1968 – 1975. In: X Jornada do HISTERDBR: História da Educação: VII Jornada do HISTEDBR - “O trabalho didático na história da educação”, Campo Grande, 2007.
ORNSTEIN, Sheila. Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído. São Paulo: Stúdio Nobel, EDUSP, 1992.
PEREIRA, Paula Roberta Pizarro; KOWALTOWSKI, Doris C.C.K. Análise de Ferramentas de Avaliação de Projetos de Edificações Escolares. In: XI Encontro Nacional de Conforto do Ambiente Construído (ENCAC) e VII Encontro Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído (ELACAC), Búzios, Rio de Janeiro, 2011.
RHEINGANTZ, Paulo Afonso et al. Walkthrough. Rio de Janeiro: [s.n.], 2007.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 3 ed., 1999, 334p
SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Centros Municipais de Ensino. Disponível em: < http://semectangara.blogspot.com.br/search/label/Centros%20Municipais%20de%20Ensino> Acesso em: 28 de nov. de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.