Um novo olhar para a Matemática: Novos métodos de ensino

Authors

  • Edjani Maria da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC
  • Cicera Raquel de Melo Viana Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.948

Keywords:

Ensino da Matemática, Novas Possibilidades, Conhecimento, Ferramenta de auxílio

Abstract

Este artigo tem por objetivo mostrar o quanto o Ensino da Matemática vem evoluindo nos últimos tempos, fazendo um comparativo da matemática de antes com a matemática da atualidade. Trazendo à tona novas formas e novas possibilidades para ensinar a matemática assim sendo mais bem aplicada e melhor entendida. Dentro dessa perspectiva entende-se que a matemática está presente em toda a parte e em todos os campos de conhecimento, porém muitos têm dificuldade em entendê-la e principalmente em apreciá-la, dificultando seu uso como ferramenta de auxílio fundamental para a formação de um cidadão crítico e reflexivo.

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAGESTÃO, Adriane Lenhard. Uso da informática na matemática. 2012. 51 p. Monografia de Licenciatura em Matemática. Faculdade de Itapiranga, Itapiranga, SC, 2012.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria á prática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 17-28. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.

GANDIN, Danilo. Planejamento: Como Prática Educativa. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

GURGEL, Célia Margutti do Amaral. Em busca da melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática: ações e revelações. Minas Gerais, 1995.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MUNIZ C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010

SANT’ANNA, Ilsa Martins. Por que avaliar?: como avaliar? Critérios e instrumentos. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SELBACH, Simone et al. Matemática e Didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino- aprendizagem e Projeto político - pedagógico. 17. ed. v. 1. São Paulo: Libertar Editora, 2007.

Published

2017-11-30

Issue

Section

Comment