Inclusão Educacional: uma Análise da Pespectiva de Ensino em Libras
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.885Keywords:
educação inclusiva, Libras, formação de professores em LibrasAbstract
O objetivo desta obra foi buscar, analisar e descrever a inclusão educacional e suas pespectivas de ensino em Libras. Para a investigação e análise, foram realizadas leituras de artigos científicos, monografias, dissertações e teses, em Programas de Graduação e Pós-Graduação em Pedagogia, Letras e Libras, com embase temporal entre 1994 a 2017. Após a investigação da revisão de literatura, conclui-se que as conquistas na educação inclusiva foram baseadas em meio a preconceitos e lutas. Destaca-se como um dos principais documentos da educação inclusiva, a Declaração de Salamanca. No Brasil, esse documento serviu como embasamento para melhorias na educação inclusiva, assim como, uma amparato de leis que legislam sobre a educação inclusiva. Dentre essas leis, ressalta-se a criação da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, que reconhe a LIBRAS como a língua oficial utilizada pelas comunidades Surdas e considerada como um marco para educação de surdos. Por meio dessa Lei e outras, que foi estabelecido à obrigação da disciplina de Libras na base curricular dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, Fonoaudiologia e outros. Isso permite que sejam formados professores com capacitação em Libras, porém, mesmo com esse avanço, são poucos os cursos de graduação e pós-graduação com capacitação em libras.
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