Contribuições da Técnica de Ensino Brainstorming: Uma Experiência com Estudantes de uma Escola Estadual de Alta Floresta-MT
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.844Keywords:
Técnica de Ensino. Aprendizagem Ativa. Alfabetização CientíficaAbstract
Os objetivos do trabalho desenvolvido foram levar os alunos de 1º Ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Alta Floresta a: identificar característicos dos sistemas vivos e princípios da organização da vida; entender a definição de vida e o abordo como questões que envolvem princípios éticos, filosóficos, jurídicos, científicos e religiosos, utilizando a técnica de brainstorming. A escola onde se desenvolveu as práticas pedagógicas está situada em um bairro popular de Alta Floresta. As atividades foram realizadas em 04 aulas, ministradas no mês de março de 2017. Como resultado positivo pode se destacar: a manifestação de análises críticas, fundamentadas nos estudos sobre o assunto abordado; a capacidade que alguns demonstraram de se posicionar e também de ouvir os posicionamentos dos colegas; a capacidade de rever conceitos e justificar tal revisão; a troca de experiências; e a animação dos estudantes frente às proposições. Quanto aos desafios encontrados destacaram-se a necessidade de fazer muitas pausas para chamar atenção dos que estavam com conversas paralelas, ou que, não respeitavam a vez do colega falar, interrompendo-o antes que terminasse de proferir sua opinião. Também teve os que ficavam brincando e pedindo para sair da sala, seguidamente, o que exigiu muito empenho para trazer todos para a discussão. Alguns participaram mais, outros menos, mas de forma geral, a maioria opinou sobre o assunto.
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