Contribuições da Técnica de Ensino Brainstorming: Uma Experiência com Estudantes de uma Escola Estadual de Alta Floresta-MT

Authors

  • Marilaine de Castro Pereira Marques Faculdade de Alta Floresta (FAF)
  • Mariana Emídio Oliveira Ribeiro Faculdade de Alta Floresta-FAF
  • Aparecida Garcia Pacheco Gabriel Faculdade de Alta Floresta-FAF
  • Sidney da Silva Chaves Faculdades de Alta Floresta(FAF/FADAF)
  • Marlize Reffatti Zinelli Faculdade de Direito de Alta Floresta – FADAF
  • Marcelino de Jesus de Jesus Mestrando em Educação pelo Instituto Educação Superior do Alto Araguaia – MT (IESA) conveniado pela Universidade Estácio de Sá (RJ) e Professor da Escola Técnica Estadual (ETE) e das Faculdades de Alta Floresta(FAF/FADAF).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i37.844

Keywords:

Técnica de Ensino. Aprendizagem Ativa. Alfabetização Científica

Abstract

Os objetivos do trabalho desenvolvido foram levar os alunos de 1º Ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Alta Floresta a: identificar característicos dos sistemas vivos e princípios da organização da vida; entender a definição de vida e o abordo como questões que envolvem princípios éticos, filosóficos, jurídicos, científicos e religiosos, utilizando a técnica de brainstorming. A escola onde se desenvolveu as práticas pedagógicas está situada em um bairro popular de Alta Floresta. As atividades foram realizadas em 04 aulas, ministradas no mês de março de 2017. Como resultado positivo pode se destacar: a manifestação de análises críticas, fundamentadas nos estudos sobre o assunto abordado; a capacidade que alguns demonstraram de se posicionar e também de ouvir os posicionamentos dos colegas; a capacidade de rever conceitos e justificar tal revisão; a troca de experiências; e a animação dos estudantes frente às proposições. Quanto aos desafios encontrados destacaram-se a necessidade de fazer muitas pausas para chamar atenção dos que estavam com conversas paralelas, ou que, não respeitavam a vez do colega falar, interrompendo-o antes que terminasse de proferir sua opinião. Também teve os que ficavam brincando e pedindo para sair da sala, seguidamente, o que exigiu muito empenho para trazer todos para a discussão. Alguns participaram mais, outros menos, mas de forma geral, a maioria opinou sobre o assunto.

 

 

 

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Author Biographies

Marilaine de Castro Pereira Marques, Faculdade de Alta Floresta (FAF)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso UFMT. Professora da Faculdade de Alta Floresta (FAF); Professora das Escolas Estaduais 19 de Maio e Dom Bosco em Alta Floresta-MT. 

Mariana Emídio Oliveira Ribeiro, Faculdade de Alta Floresta-FAF

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Professora da Escola Técnica Estadual (ETE) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta – FADAF e Faculdade de Alta Floresta-FAF

Aparecida Garcia Pacheco Gabriel, Faculdade de Alta Floresta-FAF

Mestranda em PPGEnsino - Univates. Bolsista Taxista (PROSUP – CAPES). Atualmente é docente permanente na Faculdade de Alta Floresta – FAF.

Sidney da Silva Chaves, Faculdades de Alta Floresta(FAF/FADAF)

Mestrando em Educação pelo Instituto Educação Superior do Alto Araguaia – MT (IESA) conveniado pela Universidade Estácio de Sá (RJ) e Professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso e das Faculdades de Alta Floresta(FAF/FADAF).

Marlize Reffatti Zinelli, Faculdade de Direito de Alta Floresta – FADAF

Mestre em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável pela UuniversidadeTécnica de Comercialización y Desarrollo - UTCD (Universidad de Asunción-Paraguay) e Professora da Escola Técnica Estadual (ETE) e da Faculdade de Direito de Alta Floresta – FADAF.

Marcelino de Jesus de Jesus, Mestrando em Educação pelo Instituto Educação Superior do Alto Araguaia – MT (IESA) conveniado pela Universidade Estácio de Sá (RJ) e Professor da Escola Técnica Estadual (ETE) e das Faculdades de Alta Floresta(FAF/FADAF).

Escola Técnica Estadual (ETE) e das Faculdades de Alta Floresta(FAF/FADAF)

References

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Published

2017-09-30

Issue

Section

Artigos