Os Desafios no Ensino da História
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.790Keywords:
Aluno. Ensino. Professor. História.Abstract
Garantir uma educação de qualidade para todos é um dever do estado. Municipio e União e se adequam conforme as necessidades e a demanda da legislação vigente independente de classe social, cultura, economia, política,localidade e estória.Para que haja uma educação de qualidade é fundamental que na transmissão de conhecimentos haja uma compreensão e uma adequação, que promovam uma reflexão, uma curiosidade,um senso crítico e um interesse de participar por parte do aluno desde o ensino infantil.O professor tem papel essencial nesse processo,já que tem a obrigação de transmitir os conteúdos com clareza e utilizando o cotidiano para uma melhor concretização da aprendizagem,provocando uma reflexão e participação mais efetiva do aluno na escola e na sua localidade.Quando o aluno ingressa no ensino fundamental está com a sua mente em formação, o que permite uma ampliação de suas características pessoais que poderão na sua vida adulta ainda serem observadas,já que a formação da cidadania que deveria ser iniciada pela família, também é transmitida pela escola.Na formação do aluno, a disciplina de história é fundamental pois conhecendo o passado,se entende o presente na busca de um futuro melhor.Isso porque a historia permite a compreensão de ações e gerações em tempos diferentes.A disciplina de história permite a transmissão de fatos que permite o aluno fazer comparações com os dias atuais e seu cotidiano despertando assim curiosidades e interesse de ser parte dela, mesmo que no momento seja só na sua localidade e quem sabe futuramente como parte ampla da história.
Downloads
References
BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L.; SILVA, R. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BRASIL.Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação- Brasília ,1996;
FLORESCANO. Enrique. A função social do historiador. Tempo (Revista do Departamento de História da UFF) Rio de Janeiro, 1997, vol. 4 . p. 66-68.
LAKOMY, A.M.Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 2 ed. Curitiba: Ibex, 2008;
LIBANÊO, J.C. Educação Escolar: políticas,estrutura e organização, São Paulo: Cortez, 2008
MONTEIRO,A.M. Ensino de História:das dificuldades e possibilidades de um fazer. In: DAVIES, N. (Org.) Para além dos conteúdos. Niterói: EDUFF,2001;
PELLEGRINI, M. Vontade de Saber História. Ed. REV:São Paulo, 2009
PEREIRA, J. C.C. O Ensino de Historia nas Serie Iniciais, 2013. Disponível em:
SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.