Leitura e Escrita

Authors

  • Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa Anne Sullivan University
  • Francisco Roberto Brito Cunha

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i35.747

Keywords:

Leitura. Escrita. Aprendizagem

Abstract

Este Artigo discute as teorias de Paulo Freire, Luiz Carlos Cagliari, Piaget e Vygotsky, à partir de uma análise das referidas teorias, e à luz das dificuldades e deficiências que os alunos de rede pública do ensino fundamental apresentam em relação a leitura e a escrita. Entende-se aqui, que a leitura é um processo que envolve outras habilidades além da decodificação. A leitura é um processo linguístico que acompanha o desenvolvimento da própria linguística seguindo o processo ascendente, descendente e interativo. Pode-se dizer que o significado que uma leitura tem para o leitor, é uma tradução do significado que o autor quis lhe dar, mais uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios de leitura, que o aborda e seus objetivos, de acordo com os pensadores o ensino da língua portuguesa deve desenvolver no aluno a capacidade de compreender o texto como uma atividade necessária ao universo da vida social e escolar estabelecendo relação entre leitura de códigos e leitura de mundo. Para reverter o quadro apresentado do baixo índice de aprendizagem em relação aos estudos realizados, o professor deve ser um mediador que desenvolva no educando o senso crítico e sua maturidade respeitando a individualidade e a necessidade da realidade de cada um em relação ao ritmo de aprendizagem traçando caminhos que leve o educando a ser livre de preconceitos, respeitando as diversidades étnicas e variedades linguísticas. Entende-se que não desenvolvendo bons leitores, limitando-se as possibilidades de leitura de mundo quanto a realidade social. Constatou-se que a sociedade carece de profissionais competentes e compromissados que desenvolvam suas competências e habilidades, na consciência do seu papel como agentes transformadores da sociedade.

 

 

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Author Biographies

Francisca Ilka Oliveira Bezerra da Costa, Anne Sullivan University


Francisco Roberto Brito Cunha


References

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Published

2017-05-30

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