Política Educacional: Uma Análise sobre a Educação Pública e a Formação dos Jovens

Authors

  • Maria Lucineide Caetana Barbosa Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.683

Keywords:

Políticas Públicas, Educação, Ensino Médio

Abstract

O presente artigo discute sobre as preocupações relacionadas aos jovens estudantes do Ensino Médio, bem como faz uma análise das Políticas Públicas existentes na educação básica, levando em consideração todas as problemáticas atuais e a relação  entre jovens, escola e mercado de trabalho.

Faz-se necessário que se compreenda o momento social em que os adolescentes do século XXI estão inseridos, suas reais necessidades e seus anseios, para que se faça uma melhor análise de como a educação vem ajudando o jovem. No momento histórico, político e social, pode-se apontar as principais falhas e a contradição existente entre aquilo que se espera da educação básica e o que ela oferece na realidade. Para tanto, faz-se necessário compreender o conceito de políticas educacionais e como se constrói uma Política Pública; como elas agem na amenização dos problemas existentes na sociedade e o que pode ser feito para que essas políticas garantam de verdade os direitos de cidadania dos jovens estudantes do Ensino Médio.

 

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Published

2017-03-01

Issue

Section

Artigos