Mito e Religiosidade na Sociedade Líquida
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i34.669Keywords:
Modernidade. Religião. BaumanAbstract
O conceito de Zigmund Bauman (2001)3 acerca da Modernidade, apresenta características como individualidade, consumismo, liquidez, fluidez, apontando para uma sociedade onde tudo se resume em “bens consumíveis”, e por extensão também os “bens de salvação”, lembrando Bourdieu (2005) incluindo as relações afetivas, tudo ao alcance do click de um mouse. Nesse sentido, a “fluidez” característica do homem pós-moderno faz com que as relações sociais de establishment não tenham a concretude de outrora, pois “nada é eterno” ou duradouro, nem a religião, nem as relações afetivas, a vida profissional e familiar, são aspectos do social impregnados dessa “liquidez”. Nesse contexto, nossa pesquisa em andamento, objetiva analisar na obra de Z. Bauman como o homem pós-moderno percebe Deus, as formas religiosas e o mito. Diante dessas considerações, pergunta-se: há em Bauman uma teoria completa da religião? A metodologia utilizada será qualitativa, com ênfase na análise textual e fontes bibliográficas e eletrônicas. Pretendemos com essa investigação compreender o pensamento baumaniano sobre a modernidade, que segundo Bauman (1998) interfere profundamente na religião e cujo aspecto permanente é a “liquidez”, apontando para uma mudança sociocultural que submerge a estrutura fixa e emerge uma estrutura extremamente móvel.
Downloads
References
BAUMAN, Zigmunt. 2001. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: ed. Zahar.
______. O Mal Estar da pós – modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BERGER, Peter. A dessecularização do mundo: uma visão global, 2001. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 2000. n. 21, v.1, p. 9-33.
CARVALHO, A.C.F.; NASCIMENTO, M.C.D.; OLIVEIRA, G.F. Textos religiosos e práticas cotidianas: leitura de aspectos simbólicos da Irmandade de Penitentes Peregrinos Públicos –Juazeiro do Norte-CE. Id on Line Revista de Psicologia, Set-Out, vol.10, n.31, p. 221-240, 2016.
GIDDENS, Anthony. 1991. 2ª. Reimpressão. As Consequências da Modernidade. São Paulo:ed. UNESP.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia. Entrevista com Zygmunt Bauman. Tempo Social, São Paulo:USP, Jun. 2004, p. 09-23.
TOLOVI, Carlos Alberto. Mito, religião e organização social. Pensar – Revista Eletrônica da Faje, 2011, v. 2, n. 1.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.