Pedagogia de Projetos: Uma Ferramenta para a Aprendizagem

Authors

  • José Demontier Guedes Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte - CE
  • Antonielle Serafim de Souza
  • Francisca Maraysa Luciano Sidrim
  • Quenilda Fernandes de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.650

Keywords:

Educação. Projetos. Aprendizagem

Abstract

Esse artigo faz uma introdução ao tema Pedagogia de Projetos abordando a possibilidade de reconhecê-la como um caminho inovador para o processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo possibilitar a formação de alunos reflexivos, participativos e atuantes em um mundo informatizado e globalizado. O estudo baseou-se em uma pesquisa exploratória, tendo a bibliográfica como técnica para coleta de dados visando perceber como o trabalho com projetos vem sendo inserido no contexto educacional, além de constituir uma interessante fonte de pesquisa para o professor que busca resignificar a sua prática na escola.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, F. J. & FONSECA JÚNIOR, F.M. Projetos e ambientes inovadores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED/ Proinfo – Ministério da Educação, 2000.

ALMEIDA, M.E.B. de. Como se trabalha com projetos (Entrevista). Revista TV ESCOLA. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, nº 22, março/abril, 2002.

__________. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2002.

ANTUNES, Celso. Projetos e práticas pedagógicas na educação infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: O projeto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional – LDB Nº 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

CHAUI, Marilena de Souza. Ideologia e Educação in revista Educação e Sociedade n. 5. São Paulo: Cortez Editora/Autores Associados, 1980.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo, SP: Saraiva, 2006.

FAZENDA, Ivani C. A. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 3. Ed. São

Paulo: Loyola, 1995.

FLECK, Maria Luiza Steiner. Pedagogia de Projetos: o princípio, o fim e o meio. Diálogo, Canoas, n. 11, p.117-140, 2007. Semestral. Disponível em: <http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/artigos/dialogo/2007_n11/mlsfleck.pdf>. Acesso em: 13 set. 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987. 184p.

FREIRE, F.M.P. & PRADO, M.E.B.B. Projeto Pedagógico: Pano de fundo para escolha de um software educacional. In: J.A. 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, SP:

Atlas S.A., 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

LEITE, L.H.A. Pedagogia de Projetos: Intervenção no Presente. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão , v. 2, n. 8, p. 25 - 33, mar/abr 1996.

LEITE, Lucia Helena Alvarez; MENDEZ, Verônica. Os Projetos de Trabalho: Um espaço para viver a diversidade e a democracia na escola. Revista de Educação, Porto Alegre: Projeto, ano 3, n.4, p.25-29, jan./jun. 2000.

LOPES, Rovena Monteiro. A Pedagogia de Projetos. 2012. Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/resumo-a-pedagogia-de-projetos/>. Acesso em: 13 set. 2015.

MACHADO, N. J. Educação: Projetos e valores. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora, 2010. Disponível em <http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=0> Acesso em 31/08/15.

MOURÃO, Renata F.; MARTÍNEZ, Albertina M.. A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), São Paulo, v. 10, n. 2, p.263-272, 2006. Semestral. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000200009>. Acesso em: 13 set. 2015.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo, Editora Érica, 2001.

OLIVEIRA, Leandra Martins de; VENTURA, Paulo Cezar Santos. A prática da aprendizagem por projetos em três óticas distintas. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p.22-28, 2005. Semestral. Disponível em: <http://www.nacional.edu.br/grupodeestudos/docs/artigo_pedagogia_projetos_1.pdf>Acesso em: 13 set. 2015.

PRADO, M.E.B.B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV ESCOLA. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2001.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. cap. 1, artigo 1.1, p. 12-17. Disponível em: < http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/livros/Salto_tecnologias.pdf >. Acesso em: 13 set. 2015

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998.

Published

2017-01-27

Issue

Section

Artigos