O Modelo Pedagógico idealizado por Maria Montessori: aplicabilidade do Método e contribuições para o desenvolvimento Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.645Keywords:
Modelo pedagógico. Maria Montessori, Aprendizagem.Abstract
O desenvolvimento infantil, ao longo dos anos se tornou de grande interesse para estudiosos e pesquisadores da área, entre eles podemos destacar a italiana Maria Montessori, primeira médica a se formar na Itália – pela universidade de Roma – e por isso, ficou carinhosamente conhecida como a ‘doutora’ Montessori, que dedicou parte de sua vida a elaborar estratégias e recursos para compreensão dos processos de aprendizagem infantil, respeitando ritmos, individualidades, valorizando a personalidade, capacidades sensoriais, intelectuais e emocionais de cada ser em processo de formação. Dessa forma a presente pesquisa de cunho meramente bibliográfica, se destina a pesquisar sobre o modelo pedagógico defendido pela autora, a aplicabilidade, ambientação e possibilidades de aprendizagem, considerada uma das mais importantes propostas para o desenvolvimento infantil.
Downloads
References
ALMEIDA, T. Maria Montessori: uma história no tempo e no espaço. Rio de Janeiro: Obrape, 2005.
ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na pré-escola. SP: Pioneira Thomson Learning, 2003. http://www.montessori-al.com.br/cmm/mariamontessori.pdfacesso em 02 ago 2016.
BÓZIO, Eliana Rabelo. Software de Treinamento e de Divulgação do Método Montessori, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
COMÉNIO, J. A. Didáctica Magna. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996
CLEMES, Simone Clemens. Método Montessori e Superdotação na infância, Material didático Montessorianohttps://simoneclemens.wordpress.com/2016/07/25/como-saber-se-seu-alunofilho-nao-esta-sendo-desafiado-intelectualmente-osuficiente/acesso em:01 de ago/2016.
CESÁRIO, Priscila Menarin Cesário. Quem é a professora de crianças menores de 6 anos para Maria Montessori? Uma análise a partir de suas obras educacionais. Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos junho de 2007.
DUARTE, A, P, M. Contribuições de Maria Montessori para as práticas pedagógicas na educação Infantil.Adenita Pereira Mota Duarte.Sociedade Cultural e Educacional de Itapeva.Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva,2014.
LAGOA, V. Estudo do sistema Montessori: fundamentado na análise experimental do comportamento. São Paulo: Loyola, 1981
MORAES. M, S, L. Escola Montessori: um espaço de conquista e redescoberta. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro Universitário La Selle,Canoas,2009
MONTESSORI, M. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. São Paulo. Flanboyant.1965.309p..
______. Mente absorvente. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1987.
NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A formação de Maria Montessori. In. Viver mente e cérebro. Coleção memória da Pedagogia – Montessori, São Paulo. Duetto Editorial, 2005.
NUNES, Denise Nunes, Emília Tamara, Milene Cacciamani, Neide Lopes, Vânia Izabel, Viviane de Castro. Pedagogia, 2009. Disponível em: http://coracoespelapaz.blogspot.com.br/2012/09/quem-e-maria-montessori-e-sua.html. Acesso em 12.12.2016.
OLIVEIRA, Delcy Lacerda de. Construção de instrumento de avaliação da aprendizagem em escola montessoriana / Tese de Mestrado Apresentada à Fundação Cesgranrio. 2010.
POLLARD, M. Maria Montessoi: São Paulo: Editora Globo 1990.64 p. Coleção Personagens que mudaram o mundo.Os Grandes Humanistas.
SILVESTRIN, P. Método Montessori e inclusão Escolar: articulações possíveis. UFRGS. Faculdade de Educação/PPGEDU – Curso de Especialização em Educação Especial e processos inclusivos – Porto Alegre 2012.
SILVEIRA, Reviane Francy Silva da; OLIVEIRA, Tiago Mendes de; SOUZA, Gilson Luiz Rodrigues. Maria Montessori: “Uma Vida Dedicada às Crianças” e sua Colaboração à Educação. Revista Brasileira de Educação e Cultura – ISSN 2237-3098 Centro de Ensino Superior de São Gotardo Número X Jul-dez 2014 Trabalho 05 Páginas 47-51
TEZZARI, Mauren Lúcia. Educação Especial e ação docente: da medicina a educação/Porto Alegre 2009 235f.
VIGOTSKY, Lev, A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, são Paulo, Ed. Martis 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.