Didática aplicada aos conteúdos sobre o Meio Ambiente na E. E. F Profª Iva Emidio Gondim na Cidade de Juazeiro do Norte-CE
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.644Keywords:
Escola. Meio Ambiente. Conscientização. PreservaçãoAbstract
O tema proposto para este trabalho refere-se a um estudo sobre como são trabalhadas as questões ambientais na escola. A temática abordada no âmbito da escola pública na cidade de Juazeiro do Norte e os desafios pertinentes a este modelo, sobre tudo, visando sempre à participação coletiva. A educação encontrou ao longo do tempo praticas que aperfeiçoaram a aprendizagem colocando o professor e a família, esta mesmo que de forma pouco contundente na árdua missão de conscientização sobre os atos de preservação do meio ambiente o qual encontra-se tão degradado na atualidade. A pesquisa foi realizada na E. E.F Professora Iva Emídio Gondim localizada na zona urbana da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Foram coletados os dados cuja analise encontram-se neste trabalho. Contudo, constatou-se de fato que os professore trabalham a conscientização ambiental, sobretudo afirmando que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã pelo bom exemplo que podem dar às outras pessoas e, sobretudo tomar entendimento acerca das consequencias e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, disseminando tal conhecimento para sociedade.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9a ed. São Paulo. Gaia, 2004.
FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis, 1993.
GLATTER, Ron. A Gestão como Meio de Inovação e Mudanças nas Escolas. In: As Organizações Escolares em Análise. Lisboa. Dom Quixote. 1992. p. 139-161.
Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Disponível em: HTTP. Acesso em: 26 de dezembro de 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso Sobre as Ciências. 6. ed. Porto: Afrontamento, 2000.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VILELA, Rita Amélia T. O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais. Perspectiva. Florianópolis, v.21, p. 431-466, 2003.
. Acesso em: 05 de fevereiro de 2016.
Acesso em: 05 de fevereiro de 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.