Avaliação Institucional e da Aprendizagem na Escola de Ensino infantil e Fundamental Joaquim Caboclo

Authors

  • Erasmo Gonçalo Dias Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.626

Keywords:

Aprendizagem. Avaliação. Educação

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de apresentar diferentes conceitos de avaliação. Também mostrar a compreensão de avaliação e, como esta vem sendo desenvolvida pelos professores que atuam no Programa de Alfabetização na Idade Certa-PAIC da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Caboclo, no Distrito de Miragem Caririaçu-CE. Faz-se um paralelo com as avaliações externas como, SPAECE e a PROVA BRASIL. Traz alguns recortes teóricos de autores sobre a questão, comungando especialmente com as ideias de Oliveira, Luckesi, Demo, Hoffman e Luck, dentre outros. A metodologia da pesquisa é qualitativa, através de revisão bibliográfica e documental. Os documentos oficiais da escola e os dados acerca das avaliações, foram coletados junto aos professores da referida escola, por ocasião do planejamento escolar, nos dias 19 e 20 de maio de 2016. Apresenta portanto grande relevância, pois poderá servir como fonte bibliográfica norteadora acerca de como realizar uma avalição que supere a visão minimizada de separar os alunos por competência e que usa a avaliação como instrumento de tortura e ferramenta de controle de turma, resumindo a avaliação a simples exames.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Lei Darci Ribeiro (1996). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394 de 1996 – 2. ed. – Brasília: 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: ed. Mediação, 1991.

______. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: ed. Mediação, 1993.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Rio de janeiro: ed. Vozes, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola? CAED. Gestão e avaliação da educação pública. Gestão do currículo. 2001.

______. Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88, 2002. Website:www.luckesi.com.br.

OLIVEIRA, Cleide. Avaliação institucional na educação básica: limitações e possibilidades. São Paulo, 2014.

SOUSA, Sandra Zákia L. Debater é preciso. In: Avaliação educacional - em busca de critérios justos - a construção de uma ação significativa. Revista Escola Pública - Editora Segmento, p. 16-29, set/2011.

WERNECK, Hamilton. Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata. 5ª ed. DP&A – Rio de Janeiro, 1999.

Published

2016-12-18

Issue

Section

Artigos