A Formação Continuada como fator responsável pela eficácia do uso das NTICS na Escola Érico Veríssimo Município De Simões-PI
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i32.575Keywords:
Educação, Informática, Formação Continuada, TecnologiasAbstract
O objeto de análise deste trabalho foi à formação continuada dos professores para o uso das tecnologias atuais na Escola Érico Veríssimo município de Simões – PI e tem como objetivo analisar a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, verificar quais as metodologias e atividades com tecnologias desenvolvidas pelos professores da escola. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na utilização das tecnologias de informação no contexto escolar e se estão sendo utilizada na escola como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, bem como, identificar os benefícios do uso das TICs no processo ensino e discutir as mudanças ocorridas na prática dos docentes com a inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar. Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de campo e bibliográfica. Como ponto de partida, o estudo foi fundamentado nas ideias de diferentes autores que versam a respeito do tema. Dentre esses estudiosos, temos Valente (1993), Almeida (1998), Masetto (2000) e Kenski (2009). Durante a pesquisa pode-se verificar a importância da formação continuada dos profissionais da educação para utilizar de forma consciente as Tecnologias atuais e a eficácia desse processo para o ensino, haja visto que com a inserção da mesma o aluno passa a desenvolver melhor seu aprendizado e conhecimento, de forma clara e objetiva.
Downloads
References
ALMEIDA, M. E.B. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2001. 63p.
__________. Novas tecnologias e formação de professores reflexivos. In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia, p.1-6, 1998.
BORBA, MDC; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001;
COX, KENIA KODEL. Informática na Educação Escolar. São Paulo: Campinas, 2008.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. 141p.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12 ed. Campinas: Papirus, 2000. 173p.
NASCIMENTO, JOÃO KERGINALDO FIRMINO DO. Informática aplicada à educação. Universidade de Brasília, 2007.
VALENTE, José Armando; DE ALMEIDA, Fernando José. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, p. 45, 1997.
__________ Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993.
VEIGA, I. P. A.; CARDOSO, M. H. F. (Orgs). Escola fundamental: currículo e ensino. Campinas, SP: Papirus, 1991.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.