Escola Inclusiva: Articulação Curricular

Authors

  • Maria José da Silva Bezerra Anne Sullivan University
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.564

Keywords:

Escola inclusiva, currículo, sala de AEE, sala regular

Abstract

Resumo: Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão acerca da relação do currículo, sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e sala de aula regular dentro da escola inclusiva. Como enfrentar esses desafios contemporâneos da educação e superá-los para atender a todos os alunos de forma igualitária? Com a finalidade de conhecer melhor a inclusão e como fazer acontecer de fato na sala regular, dentro de uma perspectiva de ensino adequado para minimizar os problemas existentes e promover uma educação inclusiva.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Universidade Federal do Cariri - UFCA

References

DIÉZ, Anabel Mariña. Traçando os mesmos caminhos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial. V 5. Nº 1 jan/julho. Secretaria de Educação Especial MEC Brasília: 2010

FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga, PANTOJA, Luisa de Marillac P., MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientações pedagógicas. MEC/SEESP. São Paulo: 2007

FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir. Inclusão: Revista da Educação Especial V 5 Nº 2 julho/dezembro. Secretaria de Educação Especial MEC Brasília: 2010

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O atendimento educacional especializado na educação inclusiva. Inclusão: Revista da Educação Especial V5 N°1 jan/julho. Secretaria de Educação Especial MEC Brasília: 2010

_________________________ (org.) Por uma escola (de qualidade) para todos. In: Pensando e fazendo educação de qualidade. São Paulo: Moderna. 2001

MENDONÇA, Regina Celia Avilha. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a prática pedagógica em questão. Universidade de Brasília. Monografia apresentada ao curso de Educação e Inclusão. Brasília, 2011. Disponível em bdm.unb.br/pdf Acesso em 20/08/2016

RODRIGUES, Davi. Desenvolver a educação inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Inclusão: Revista da Educação Especial V4 N°2 julho/outubro. Secretaria de Educação Especial MEC. Brasília, 2008

SILVA, Vanessa Caroline, MOREIRA, Laura Ceretta. Currículo na escola inclusiva: o estigma da diferença. 2008. Disponível em www Pucpr.br Acesso em 26/08/2016

Published

2016-11-03

Issue

Section

Artigos