O Uso das Novas TIC's Como Ferramentas de Apoio Pedagógico para o Ensino Fundamental II na Escola Érico Veríssimo

Authors

  • Nerivaldo Braz de Carvalho Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.562

Keywords:

Ensino. Tecnologias, Aprendizagem. Inovação

Abstract

O objetivo do presente estudo é uma análise do uso das novas tecnologias como ferramenta de apoio pedagógico na Escola Érico Veríssimo, município de Simões – PI. Mais especificamente,  conhecer a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, no Ensino Fundamental II da escola pesquisada. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e qualitativa, através de entrevista com os professores. Tomou-se como base referencial os  autores: Oliveira (2010), Ponte (2000) e Moran (2000), dentre outros. Durante a pesquisa pode-se verificar as expectativas e opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito de como estes dinamizam suas aulas com o apoio das TIC’s diante das exigências da sociedade atual. Os educadores acreditam que as STIC’s são ferramentas utilizadas na prática educacional e funcionam como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem, pois ajudam a construir situações que motivam os alunos, pois já fazem parte de uma realidade social.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Universidade Federal do Cariri - UFCA

References

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 137p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte I - Bases Legais, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf > Acesso em: 28 de jun. 2016.

FERREIRA, Edilene Lucena. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem da língua inglesa. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa 2010. 105p.

MASETTO, M. T.. “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas:”. In: MORAN, J.M. MASETTO, M. T. e BEHRENS, M.A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12ª ed. São Paulo, Papirus , 2000.

MERCADO, L. P. L.. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió. EDUFAL, 1999. 14p.

_______. (Org.). Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre a prática. Maceió. EDUFAL, 2002. 131p.

MORAN, José Manoel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias de Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 2000

__________. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

__________. Desafios da televisão e do vídeo à escola. 2002. Disponível on-line em: http://www.eca.usp.br/prof/moran.

PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Ibero Americana, nº 24, setembro/dezembro, 2000. 14p.

OLIVEIRA, Déborah Ruchiga de; PACHECO, Samuel Bueno. Informática na educação 2. v.3 – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.71p.

SILVA, Luciene Amaral da. O uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras. Revista Eletrônica de Educação de Alagoas,v.1,n.1, 2013. Disponível em: http://www.educacao.al.gov.br/reduc/edicoes/1a-edicao/artigos/reduc-1a-edicao/O%20USO%20PEDAGOGICO%20DE%20MIDIAS%20NA%20ESCOLA_Luciene%20Silva.pdf Acesso em 25/10/2016.

Published

2016-11-02

Issue

Section

Artigos