O Uso das Novas TIC's Como Ferramentas de Apoio Pedagógico para o Ensino Fundamental II na Escola Érico Veríssimo
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.562Keywords:
Ensino. Tecnologias, Aprendizagem. InovaçãoAbstract
O objetivo do presente estudo é uma análise do uso das novas tecnologias como ferramenta de apoio pedagógico na Escola Érico Veríssimo, município de Simões – PI. Mais especificamente, conhecer a utilização desses novos instrumentos tecnológicos, no Ensino Fundamental II da escola pesquisada. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e qualitativa, através de entrevista com os professores. Tomou-se como base referencial os autores: Oliveira (2010), Ponte (2000) e Moran (2000), dentre outros. Durante a pesquisa pode-se verificar as expectativas e opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito de como estes dinamizam suas aulas com o apoio das TIC’s diante das exigências da sociedade atual. Os educadores acreditam que as STIC’s são ferramentas utilizadas na prática educacional e funcionam como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem, pois ajudam a construir situações que motivam os alunos, pois já fazem parte de uma realidade social.
Downloads
References
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 137p.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte I - Bases Legais, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf > Acesso em: 28 de jun. 2016.
FERREIRA, Edilene Lucena. O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem da língua inglesa. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa 2010. 105p.
MASETTO, M. T.. “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas:”. In: MORAN, J.M. MASETTO, M. T. e BEHRENS, M.A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12ª ed. São Paulo, Papirus , 2000.
MERCADO, L. P. L.. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió. EDUFAL, 1999. 14p.
_______. (Org.). Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre a prática. Maceió. EDUFAL, 2002. 131p.
MORAN, José Manoel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias de Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 2000
__________. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
__________. Desafios da televisão e do vídeo à escola. 2002. Disponível on-line em: http://www.eca.usp.br/prof/moran.
PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Ibero Americana, nº 24, setembro/dezembro, 2000. 14p.
OLIVEIRA, Déborah Ruchiga de; PACHECO, Samuel Bueno. Informática na educação 2. v.3 – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.71p.
SILVA, Luciene Amaral da. O uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras. Revista Eletrônica de Educação de Alagoas,v.1,n.1, 2013. Disponível em: http://www.educacao.al.gov.br/reduc/edicoes/1a-edicao/artigos/reduc-1a-edicao/O%20USO%20PEDAGOGICO%20DE%20MIDIAS%20NA%20ESCOLA_Luciene%20Silva.pdf Acesso em 25/10/2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.