Análise da Prática Educativo-Progressiva Autônoma no Ensino da Disciplina Contabilidade Geral e de Custos
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.550Keywords:
Ensino da contabilidade. Hotelaria. Prática docente.Abstract
Este trabalho objetivou identificar elementos da prática docente relativas à relação professor/aluno, interdisciplinaridade e trato na construção do conhecimento que podem ser facilitadores no ensino da disciplina Contabilidade Geral e de Custos no curso de hotelaria. Quanto ao objetivo o estudo foi descritivo, quanto ao procedimento foi bibliográfico, estudo de caso e pesquisa participante. Quanto à abordagem foi qualitativa. Verificou-se que algumas práticas são muito importantes para a desconstrução de preconceitos que os alunos possuem com relação a determinadas disciplinas. Uma boa relação entre alunos e professor, o trato com a construção do conhecimento, com incentivo à pesquisa e a integração entre os discentes e a prática da interdisciplinaridade foram elementos que motivaram a turma e desconstruíram alguns preconceitos existentes com relação a disciplina de contabilidade. Concluiu-se que aspectos e dimensões da prática pedagógica, quando utilizados de forma sistematizada e integrada podem auxiliar o docente no desenvolvimento das suas atividades.
Downloads
References
BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (Orgs.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2006.
BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
CLARKE, Alan; CHEN, Wei. Hotelaria: fundamentos teóricos e gestão. Tradução de Renata Christovão Bottino. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
_____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; et al. Contabilidade introdutória: atualizada de acordo com as leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. Rev. Amp. São Paulo: Atlas, 1999.
SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Organizadores: José Batista Neto e Eliete Santiago. Recife: Universitária da UFPE, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.