Análise da Prática Educativo-Progressiva Autônoma no Ensino da Disciplina Contabilidade Geral e de Custos

Authors

  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia Universidade Federal de Pernambuco
  • Elyrouse Cavalcante de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Francivaldo dos Santos Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria do Socorro Coelho Bezerra Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.550

Keywords:

Ensino da contabilidade. Hotelaria. Prática docente.

Abstract

Este trabalho objetivou identificar elementos da prática docente relativas à relação professor/aluno, interdisciplinaridade e trato na construção do conhecimento que podem ser facilitadores no ensino da disciplina Contabilidade Geral e de Custos no curso de hotelaria. Quanto ao objetivo o estudo foi descritivo, quanto ao procedimento foi bibliográfico, estudo de caso e pesquisa participante. Quanto à abordagem foi qualitativa. Verificou-se que algumas práticas são muito importantes para a desconstrução de preconceitos que os alunos possuem com relação a determinadas disciplinas. Uma boa relação entre alunos e professor, o trato com a construção do conhecimento, com incentivo à pesquisa e a integração entre os discentes e a prática da interdisciplinaridade foram elementos que motivaram a turma e desconstruíram alguns preconceitos existentes com relação a disciplina de contabilidade. Concluiu-se que aspectos e dimensões da prática pedagógica, quando utilizados de forma sistematizada e integrada podem auxiliar o docente no desenvolvimento das suas atividades.

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre César Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE

Doutorando em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Ciências Contábeis Atuariais da UFPE

Doutora em Administração -  PROPAD/UFPE

Elyrouse Cavalcante de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Curso de Ciências Contábeis - FEAC/UFAL

Mestra em Ciências Contábeis - UNB

Francivaldo dos Santos Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFPA

Doutorando em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

Maria do Socorro Coelho Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Curso de Administração da UNIVASF

Doutoranda em Ciências Contábeis – PPGCC/UFPE

References

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (Orgs.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2006.

BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CLARKE, Alan; CHEN, Wei. Hotelaria: fundamentos teóricos e gestão. Tradução de Renata Christovão Bottino. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

_____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; et al. Contabilidade introdutória: atualizada de acordo com as leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. Rev. Amp. São Paulo: Atlas, 1999.

SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Organizadores: José Batista Neto e Eliete Santiago. Recife: Universitária da UFPE, 2009.

Published

2016-11-02

Issue

Section

Artigos