A Violência Simbólica e Espaço Escolar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.537Keywords:
Violência. Espaço escolar. Violência simbólicaAbstract
Fenômeno complexo e multicausal, a violência apresenta conceitos que fogem ao dogmatismo preciso e estruturado, sendo alguns destes contraditórios e/ou divergentes. Entretanto, podemos apontar, diante do processo histórico, que a violência é um fato humano e social e como construção social tem solução ou pelo menos diminuição num patamar menos epidêmico. No Ceará, como de fato na maioria dos Estados brasileiros, as pesquisas sobre violências, especialmente sobre violência simbólica são escassas, quando muitas vezes também inexistem estatísticas acerca do fenômeno. Sob um ponto de vista mais amplo, podemos concluir que as agressões físicas, simbólicas ou patrimoniais infligidas pelos alunos, são reproduzidas no espaço escolar a partir das vivências sociais e familiares.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
CONASS. O desafio do enfrentamento da violência situação atual, estratégias e propostas, 2008. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desafio_enfrentamento_violencia.pdf> Acesso em 10 set. 2015.
GOMES, Lúcio Flávio. Brasil: escassez de estudos e a deturpação do conceito de bullying, 2012. Disponível em: http://institutoavantebrasil.com.br/brasil-escassez-de-estudos-e-a-deturpacao-do-conceito-de-bullying Acesso em: 20 set. 2015
L`APICCIRELLA, Nadine. O papel da educação na legitimação da violência simbólica. IN: Revista Eletrônica de Ciências. N. 20, jul. 2003.
RATTON, José Luiz. Apresentação seminário políticas locais de prevenção da violência. In: A segurança cidadã em debate. Recife:Provisual, 2012. v. 3, p. 11-23.
SARMENTO, Hélder Boska de Moraes; PAIXÃO, Carlos Jorge; NUNES, Cely do Socorro Costa Violência e ética no cotidiano das escolas.Belém: Unama, 2009.
SOUZA, Liliane Pereira de. A violência simbólica na escola: contribuições de sociólogos franceses ao fenômeno da violência escolar brasileira. IN: Revista LABOR
n.7, v.1, 2012.
WAISELFISZ, Julio Jacob. Mapa da violência 2014: os jovens do Brasil. Brasília:Secretaria Geral da Presidência da República;Secretaria Nacional de Juventude, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.