Planejamento Participativo: Uma ação conjunta com os docentes

Authors

  • Eva Maria Oliveira
  • Sislândia Maria Ferreira Universidade de Servilla - España

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.527

Keywords:

Planejamento Participativo, Professores, Comunidade Escolar, Democracia, Educação Libertadora.

Abstract

O artigo teve como objetivo refletir sobre a elaboração de Planejamento, definindo seu conceito, importância e aplicações no cotidiano escolar, pois o contato direto com professores tem revelado um certo grau de insatisfação destes em relação ao trabalho com o planejamento. Diante desta realidade, propõe-se demonstrar aos educadores de escola da rede pública de ensino, como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade escolar, primando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. Desta forma a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, de caráter e qualitativo e quantitativo, subsidiada nas concepções teóricas renomados autores, resultando na defesa a idéia de Planejamento Participativo, valorizando as relações sociais, interação e produção do grupo para compreensão e transformação do real, tendo em vista uma educação libertadora.

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Author Biography

Eva Maria Oliveira

Empresária, Professora, Mestranda em Ciências da Educação, Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Psicopedagogia pela Faculdade Leão Sampaio, graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina - FAFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Promove e ministra palestras, workshops, cursos, congressos, conferências e seminários, nas áreas: educacional, motivacional, desenvolvimento de liderança e relações interpessoais. Possui experiência em educação, desde 1985, como professora de rede pública e particular, coordenadora pedagógica, diretora pedagógica, consultora empresarial e educacional.

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Published

2016-11-02

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Artigos