Educação Ambiental e Leitura: Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v10i31.519Keywords:
Educação ambiental, leitura, aprendizagem significativaAbstract
O objetivo do presente artigo é analisar o desenvolvimento da leitura de forma significativa, através do entrelaçamento com o tema educação ambiental. Trata-se de uma temática importante para a sustentabilidade do planeta, portanto, apropriado para leitura e escrita, com o objetivo de aprofundar as discussões em sala de aula. Conscientizar e incentivar ações de mudanças de atitudes em prol da questão ambiental, são estratégias de ação que podem ser adotadas ao se trabalhar com a fluência da leitura com o educando. Os resultados se mostraram importantes para uma aprendizagem mais significativa da leitura e da escrita.
Downloads
References
CAGLIARI, L.C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2009.
FREIRE, P. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1999.
__________ Pedagogia do Oprimido. 59. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREITAS, E. S. M. e FERREIRA, A.A. (org.). Meio Ambiente em Cena. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
MORAIS, R. Educação, mídia e meio ambiente. Campinas, SP: Alínea, 2004.
MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: E. P. U., 2014.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: 2012.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Língua Portuguesa: Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 1997.
______________. Meio Ambiente e Saúde. Brasília: Ministério da Educação e Desporto, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.