Motivação no trabalho: Uma Avaliação do nível de satisfação de policiais militares

Authors

  • Marcos Eduardo de França
  • Hesler Piedade Caffé Filho

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v10i30.451

Keywords:

Motivação, Reconhecimento, Qualidade de vida.

Abstract

O presente artigo teve como objetivo avaliar se é possível provocar a motivação dos policiais militares do Estado da Bahia, especialmente os que servem na Companhia Independente de Policiamento Tático na cidade de Juazeiro, através da implementação de eventos motivacionais, tais como palestras, seminários, oficinas, show, entre outros artifícios capazes de melhorar o ânimo dos servidores. Para constatar que é possível melhorar o nível de satisfação do servidor militar estadual da Bahia, foram aplicados questionários objetivos com o público alvo da pesquisa. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar o nível motivacional dos servidores, antes e após participarem de palestra motivacional. A pesquisa revelou um alto nível de insatisfação dos colaboradores no tocante quanto à instituição e à falta de reconhecimento do seu trabalho. Mostrou também que, apesar dos gestores entenderem a importância e necessidade, a instituição não possui uma política de investigação de níveis motivacionais da tropa o que ocasiona uma perda de produtividade no resguardo da segurança pública. Por outro lado, foi possível perceber que os entrevistados têm plena consciência da importância do seu trabalho para com a instituição e a sociedade, mantêm um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e acreditam que é possível melhorar com a adoção de uma política voltada para a satisfação do público interno. Assim, esta pesquisa pode subsidiar os gestores públicos na tomada de decisão quanto ao estudo e aplicação dessas políticas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LAWLER, Edward E. Motivação nas organizações de trabalho. In BERGAMINI, Cecília W. e CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e Liderança. 2ª ed. São

Paulo: Atlas, 1997.

MANHÃES, Fernanda Castro. Metodologia da pesquisa: guia prático - Itabuna: Via Litterarum, 2010.

GIDDENS, A. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: Ed. da Unesp, 1966.

Published

2016-07-06

Issue

Section

Artigos