O Processo Dialógico na Mediação / The Dialogical Process in Mediation
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v16i62.3508Keywords:
Diálogo, Mediação, Alteridade, Protagonismo, Identidade Territorial.Abstract
Resumo: O presente artigo tem como objetivo trazer outros saberes que, de forma interdisciplinar, possam contribuir para o processo dialógico da Mediação.Para tanto, promove-se uma breve análise sobre a necessidade de reconhecimento do outro – alteridade -, valendo-se da obra de José Saramago, Ensaios sobre a Cegueira, em conexão com o desafio de iniciar o diálogo nas Mediações. Em seguida, ocupa-se sobre quem fala, o que se fala e de que lugar fala sobre o conflito, a partir dos saberes de Milton Santos, no que tange à identidade territorial, inclusive com foco na vulnerabilidade. Para lançar luz sobre o protagonismo no processo dialógico da Mediação, o conhecimento de Paulo Freire é resgatado. Finalmente, o saber cuidar, de Leonardo Boff, será apresentado como fio condutor de todo o processo dialógico em referência.
Palavras-chave: Diálogo; Mediação; Alteridade; Protagonismo; Identidade Territorial.
Abstract: This article aims to bring other knowledge that, in an interdisciplinary way, can contribute to the dialogical process of Mediation. José Saramago, Essays on Blindness, in connection with the challenge of initiating dialogue in Mediations. Then, it deals with who speaks, what is spoken and from which place is spoken about the conflict, based on the knowledge of Milton Santos, with regard to territorial identity, including a focus on vulnerability. To shed light on the leading role in the dialogical process of Mediation, Paulo Freire's knowledge is rescued. Finally, knowing how to care, by Leonardo Boff, will be presented as the guiding thread of the entire dialogic process in question.
Keywords: Dialogue; Mediation; Alterity; Protagonism; Territorial Identity.
Downloads
References
ASINELLI, Araci Luz, MONTEIRO, Michelle Popenga Geraim, BERTON, Tatiane Delurdes de Lima. “As contribuições da pedagogia do oprimido para a educação preventiva integral”. Revista Espaço Pedagógico. 2021. V. 27 N. 3 (2020): Paulo Freire - Pedagogia Do Oprimido - 50 Anos. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep . Acesso em: 21 de fevereiro de 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12377
BOFF, Leonardo. “Cuidado essencial: um novo princípio do ethos”. 2005. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1503. Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.
_______________. Saber Cuidar – Ética do Humano – Compaixão pela Terra. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999.
CARMO, Michelly Eustáquia; GUIZARDI. “O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social”. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/ywYD8gCqRGg6RrNmsYn8WHv/?lang=pt. Acesso em: 21 de fevereiro de 2022.
FERREIRA, Denison da Silva. “Território e Territorialidade e seus múltiplos enfoques na ciência geográfica”. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19883/14380. Acesso em: 15 de fevereiro de 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
____________Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1970.
GENDE, Carlos Emídio. “El giro linguístico como giro ontológico”. In: Gadamer y las Humanidades, Volumen I. Ontología, Lenguaje y Estética. México, Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, 2007, pp. 107-115.
GONÇALVES, Marianne Marimom. Diálogos freireano e formação permanente: reflexões sobre a formação de professores na educação do campo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/198299/PECT0367-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y . Acesso em: 21 de fevereiro de 2022.
LIMA, Deize Esmeralda Cavalcante Nunes. Cegueira e Lucidez: os ensaios de Saramago. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, 2008. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/24/1/Deize%20Lima.pdf. Acesso em: 21 de fevereiro de 2022.
LIMA, Tatiane Delurdes de. O educador social e o pedagogo escolar na prevenção do abuso de drogas na adolescência. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://1library.co/document/q5nv467q-o-educador-social-e-o-pedagogo-escolar-na-prevencao-do-abuso-de-drogas-na-adolescencia.html. Acesso em: 21 de fevereiro de 2022.
MARTINEZ, Mitjan; SIMÃO, Livia Mathias. “Alteridade no diálogo e construção do conhecimento”.(Orgs.). O Outro no Desenvolvimento Humano - Diálogos para a pesquisa e a prática profissional em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. 29-3. .Disponívelhttps://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2237070/mod_resource/content/1/Sim%C3%A3o%2C%20L.%20M.%20%282004%29%20%20Alteridade%20no%20Di%C3%A1logo.pdf Último acesso em 12 de fevereiro de 2022.
SANTOS, Milton. O espaço da cidadania e outras reflexões. Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a Cegueira. São Paulo: Companhia das Letras,1995.
SBIZERA, Carmem Lúcia Giacomeli Aoki. DENDASCK, Carla Viana. “Filosofia e sociologia da educação contemporânea.” 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/filosofia-e-sociologia. Acesso: 20 de fevereiro de 2022.
SIMÃO, Livia Matias. Alteridade no Diálogo e Construção de Conhecimento. São Paulo: Pioneira, 2018.
SIX, Jean François. A Dinâmica da Mediação. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.
SOUSA, Adriano Amaro de. “Território e Identidade: elementos para a identidade territorial”. 2016. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/download/7436/5494/0. Acesso em: 16 de fevereiro de 2022.
WARAT, Luis. Surfando na Pororoca: o ofício do mediador. Florianópolis. Boiteux, 2004.
Vasconcelos, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.