Formação de Professoras/Professores e Pesquisadoras/Pesquisadores Indígenas na Região de Abrangência do Opará /

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i59.3363

Keywords:

Interculturalidade. Educação Escolar Indígena. Pesquisa. Saberes Indígenas.

Abstract

O presente trabalho apresenta um conjunto de estudos, baseado em pesquisas de natureza empírica, bibliográfica e documental, acerca da formação de professores e pesquisadores indígenas na Região de Abrangência do Opará, no sertão sanfranciscano do estado de Pernambuco. Buscou-se conhecer e apresentar as possibilidades e resultados da formação, universitária e em nível de pós-graduação, dos professores e professoras indígenas das comunidades locais. Defendemos os pressupostos da Educação Intercultural e estudos decoloniais (QUIJANO, 2006; MIGNOLO, 2004) como prova da capacidade de participação efetiva dos sujeitos nas decisões sociopolíticas que envolvem os povos nativos brasileiros. Apresentamos narrativas indígenas e considerações sobre as pesquisas de estudantes indígenas matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos por instituições locais e pela Ação Saberes Indígenas na Escola. Os resultados, baseados na Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 2010), dão conta de uma significativa leva de professores indígenas locais desenvolvendo pesquisas em programas de pós-graduação em diversos níveis. Como conclusões, percebemos as dificuldades dos pesquisadores indígenas na condução de suas pesquisas e, por isso, apontamos a necessidade de políticas públicas para a efetivação da pesquisa intercultural e para o pleno desenvolvimento da Educação Escolar Indígena, específica e diferenciada nas comunidades locais.

 

Abstract: The present work presents a set of studies, based on empirical, bibliographical and documental research, about the formation of indigenous teachers and researchers in the Coverage Region of the Opará River, in the Sanfranciscan hinterland of the state of Pernambuco. We sought to know and present the possibilities and results of training, at university and at the postgraduate level, of indigenous teachers from local communities. We defend the assumptions of Intercultural Education and decolonial studies (QUIJANO, 2006; MIGNOLO, 2004) as proof of the subjects' capacity for effective participation in sociopolitical decisions involving Brazilian native peoples. We present indigenous narratives and considerations about the research of indigenous students enrolled in Undergraduate and Graduate courses offered by local institutions and by Ação Saberes Indígenas na Escola. The results, based on Discourse Analysis (MAINGUENEAU, 2010),  show a  significant  wave of   local

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1 Doutorando em Educação - UFBA; Professor Língua Portuguesa. Universidade Federal da Bahia - UFBA/ IF Sertão – PE. [email protected];

2 Pós-doutorado pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, PARIS OUEST, França. Doutor em Educação (UNICAMP) e Mestre em Educação (UFBA). [email protected].

indigenous professors carrying out research in graduate programs at different levels. As conclusions, we perceive the difficulties of indigenous researchers in conducting their research and, therefore, we point out the need for public policies to carry out intercultural research and for the full development of Indigenous School Education, specific and differentiated in local communities.

Keywords: Interculturality. Interculturality. Indigenous School Education. Search. Indigenous Knowledge.

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Author Biographies

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA/ IF Sertão - PE

Doutorando em Educação - UFBA; Professor Língua Portuguesa - IF Sertão - PE;

Mestre em Educação e Cultura (UNEB).

Pedro Rodolpho Jungers Abib, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-doutora pela Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, PARIS OUEST, França. Doutor em Educação (UNICAMP) e Mestre em Educação (UFBA).

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Published

2022-02-28

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Artigos