A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016)

Authors

  • Maria Izabel de Jesus Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3348

Keywords:

Literatura Africana, Leitura, Livro didático.

Abstract

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Literatura africana de língua portuguesa se apresenta na coleção Português Contemporâneo diálogo, reflexão e uso, ensino médio dos autores Cereja; Viena; Damien (2016), adotada pela Escola de Referência Anisio Veras, da cidade de Verdejante-PE. A pesquisa está fundamentada em estudos que abordam a Literatura africana e seu contexto de ensino em livros didáticos no ensino médio, como podemos destacar em Brasil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo documental e método dedutivo, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) e Cardano (2017). Os resultados indicam que o ensino da literatura africana na coleção analisada é pouco explorado, uma vez que no volume I quase não encontramos nenhum conteúdo; no volume II apenas uma citação por conta de uma entrevista realizada com o cantor Emicida acerca do racismo e, no volume III nos deparamos com apenas um capítulo que apresenta uma pequena discussão de textos e autores. Dessa forma, vemos que os livros didáticos não contemplam em sua totalidade os estudos voltados para as literaturas africanas. ---

 This research aims to analyze how Portuguese-speaking African Literature is presented in the Contemporary Portuguese collection dialogue, reflection and use, secondary education by the authors Cereja; Vienna; Damien (2016), adopted by the Anisio Veras Reference School, in the city of Verdejante-PE. The research is based on studies that address African Literature and its context of teaching in textbooks in high school, as we can highlight in Brazil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), among others. The methodology used in the research was qualitative, documental and deductive method, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) and Cardano (2017). The results indicate that the teaching of African literature in the analyzed collection is little explored, since in volume I we hardly found any content; in volume II there is only a quote due to an interview carried out with the singer Emicida about racism and in volume III we are faced with only one chapter that presents a small discussion of texts and authors. In this way, we see that textbooks do not fully include studies aimed at African literatures.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Panarama histórico da literatura angolana. In CHAVES, Rita & MACEDO, Tânia. (Org.) Marcas da diferença. São Paulo: Alameda, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC,2003.

BRASIL. Lei n. 11.645. História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena. Brasília: MEC, 2008.

CARDANO, Mário. Manual de Pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Tradução de Elizabeth da Rosa Canill. Petropólis, RJ: Vozes, 2017.

CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 1, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.

CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 2, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.

CEREJA William Roberto; DAMIEN, Christiane; VIANNA, Carolina Assis Dias. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 3, 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em https://www.edocente.com.br - Acesso em 20 set. 2021.

CHAVES, Rita & MACEDO, Tânia. (Org.) Marcas da diferença. São Paulo: Alameda, 2006.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática,1987.

Fonseca, Maria Nazareth Soares & Moreira, Terezinha Fonseca (2017). Panorama das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (16), 13-72.

HONWANA, Luis Bernanrdo. Literatura e o conceito de africanidade. In CHAVES, Rita & MACEDO, Tânia. (Org.) Marcas da diferença. São Paulo: Alameda, 2006.

LOPES, Armando Jorge. Reflexões sobre a situação linguística de Moçambique. InChaves, Rita & MACEDO, Tânia. (Org.) Marcas da diferença. São Paulo: Alameda, 2006.

Versílio. (2010). Educação e um ato de ler, e aprender. www.brasil escola.

MACHADO, Eduardo Pereira. Literatura africana em sala de aula: abordagens do insólito no romance A varanda do Frangipani, de Mia Couto. Revista Semioses, Rio de Janeiro, v.1, nº7, p.51, 2010.

SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária, a prática escolar. Anais do Evento PG Letras 30. Anos. v.1, nº, p. 515, 2003.

SIDRIM, Rejane Jorge. O passado presente no romance de Agualusa: História e literatura nos limites da ficção. 141 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019.

SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (Org). Literatura afro – brasileira. Salvador: Centro de estudos Afro – Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo, Feevale, 2013.

Published

2021-12-30

Issue

Section

Artigo de Revisão