O Papel do Apoiador Escolar na Educação Inclusiva / The Importance of the School Supporter in Inclusive Education

Authors

  • Sara Mariza dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Kennya de Lima Almeida Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3347

Keywords:

Inclusão, aprendizagem, educação.

Abstract

Resumo:  A educação inclusiva é conhecida como uma forma de trabalhar com crianças com necessidades especiais no ambiente escolar. Vista de forma mais ampla, ela tem o papel de acolher a diversidade e dar assistência a todos os estudantes, pois o objetivo da inclusão educacional é acabar com a exclusão social. O trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar as dificuldades encontradas pelos professores apoiadores das salas de aula, saber qual o suporte e formação que recebe para atuar. Além disso, a pesquisa possibilita compreender a realidade da inclusão a partir de redes de ensino diferentes, a pública e a privada. A metodologia aplicada incluiu dados da observação da sala de aula no intuito de narrar e analisar o cotidiano do “professor apoiador escolar”. O trabalho foi realizado na Cidade de Salgueiro/PE, e em Umãs/PE, com apoiadores escolares de três escolas, os participantes foram apoiadores escolhidos em turmas aleatórias, em um total de 10 apoiadores de sala de aula.

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Inclusive education is known as a way of working with children with special needs in the school environment. Viewed more broadly, it has the role of welcoming diversity and providing assistance to all students, as the objective of educational inclusion is to end social exclusion. The research work aims to assess the difficulties encountered by supportive teachers in the classroom, to know what support and training they receive to act. In addition, the research makes it possible to understand the reality of inclusion from different educational networks, public and private. The methodology applied included data from classroom observation in order to narrate and analyze the daily life of the “supporting school teacher”. The work was carried out in the City of Salgueiro/PE, and in Umãs/PE, with school supporters from three schools, the participants were supporters chosen in random groups, in a total of 10 classroom supporters.

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Published

2021-12-30

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