O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professora Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva e sua contribuição na formação inicial dos residentes pedagógicos / The Municipal School's Political Pedagogical Project Professor Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva and its contributions to the initial training of pedagogical residents
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i58.3340Keywords:
scola, Formação, Projeto Político Pedagógico, Residentes.Abstract
No Programa Residência Pedagógica os participantes são inseridos numa escola de Educação Básica, objetivando aproximar o futuro docente com a profissão, proporcionando-lhes a prática do cotidiano escolar. Parte-se do pressuposto de que, os estudos sobre o documento normativo da escola, na formação docente, contribuíram para superar fragmentos do trabalho pedagógico aproximando os residentes do ideal de efetivação do PPP. O objetivo desta pesquisa é a reflexão acerca das contribuições do PPP da escola-campo na formação acadêmica dos residentes pedagógicos da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Justifica-se pela necessidade de atuar na escola de forma efetiva a partir da imersão no contexto escolar baseado no Projeto Político Pedagógico da escola. Conclui-se que, tanto o Programa de Residência Pedagógica, como o documento normativo da Escola Professora Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva contribuem para o aperfeiçoamento de uma prática mais qualitativa, com base em sua teoria, buscando-se respeito às singularidades, as diferenças. Através da teoria e da prática deseja-se romper com modelos ineficazes de ensino, com isso objetiva-se assegurar aos residentes, habilidades e competências que lhes permitirão realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica em que futuramente forem atuar. Tendo utilizado o método qualitativo, este estudo contempla as teorias de autores que abordam o tema para fundamentar a narrativa dos residentes. De acordo com (LIBANEO, 1990), (NÓVOA, 2009), (VASCONCELOS, 2014) e outros, foi possível confrontar conceitos elucidando questionamentos fundamentais para a realização deste artigo.
In the Pedagogical Residency Program, participants are inserted in a Basic Education school, aiming to bring the future teacher closer to the profession, providing them with the practice of everyday school life. It is assumed that studies on the school's normative document, in teacher education, contributed to overcoming fragments of the pedagogical work, bringing residents closer to the ideal of implementing the PPP. The objective of this research is to reflect on the contributions of the PPP of the field-school in the academic training of pedagogical residents at the Faculty of Human Sciences of Sertão Central. It is justified by the need to work effectively in the school from the immersion in the school context based on the School's Pedagogical Political Project. It is concluded that both the Pedagogical Residency Program and the normative document of the School Professor Cleuzemi Pereira do Nascimento Silva contribute to the improvement of a more qualitative practice, based on its theory, seeking respect for singularities and differences. Through theory and practice, the intention is to break with ineffective teaching models, with this aim to assure residents, skills and competences that will allow them to carry out quality teaching in Basic Education schools in which they will work in the future. Having used the qualitative method, this study contemplates the theories of authors who approach the theme to support the residents' narrative. According to (LIBANEO, 1990), (NÓVOA, 2009), (VASCONCELOS, 2014) and others, it was possible to confront concepts elucidating fundamental questions
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