A Ludicidade na Educação Infantil: Processos de Ensino e Aprendizagens como forma de Educar / Playfulness in Early Childhood Education: Teaching and Learning Processes as a way to educate
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3262Keywords:
Educação Infantil, Ensino-Aprendizagem, Ludicidade, Educar.Abstract
Resumo: A presente pesquisa discorre sobre analisar a ludicidade na educação infantil como processos de ensino aprendizagem como forma de educar e apresenta como objetivos específicos: Descrever o conceito de lúdico; Compreender a importância do lúdico no ensino infantil e Demonstrar a aplicação do lúdico nas salas de aulas. Apresenta uma problemática com o seguinte questionamento: Quais as metodologias lúdicas utilizadas no ensino escolar infantil? Desse modo, buscamos analisar e contextualizar as diferentes perspectivas lúdicas aplicadas em sala de aula, através de um estudo bibliográfico de base qualitativa, exploratória e de método dedutivo, explicitamos a necessidade de trabalhar o lúdico nos anos iniciais da educação infantil como um despertar para o processo ensino-aprendizagem. O estudo em pauta está embasado nos seguintes autores: Rodrigues (2013); Kishimoto (2003) Moratori (2003); Moyles (2002) entre outros. Este estudo a partir das bases bibliográficas renomadas para a formação do docente e também contribuições ao meio acadêmico, busca-se explicitar o quão importante é o desenvolvimento de atividades dinâmicas contextualizadas com o nível educacional (educação infantil). É perceptível que o docente precisa dispor de metodologias atuais e de maneiras dinâmicas para expor e compartilhar seus conhecimentos as crianças. Tendo em vista o avanço frequentemente das tecnologias, vale ressaltar que o processo ensino-aprendizagem deve estar condizente com o uso de tecnologias em sala de aula, sendo pertinente a exposição de que os conheciementos de sala de aula vão além da escola, implicando na construção e formação da criança enquanto cidadão.Palavras-Chave: Educação Infantil. Ensino-Aprendizagem. Ludicidade. Educar.
Abstract: This research discusses the analysis of playfulness in early childhood education as teaching-learning processes as a way of educating and presents the following specific objectives: Describe the concept of playfulness; Understand the importance of play in early childhood education and Demonstrate the application of play in the classroom. It presents a problem with the following question: What are the playful methodologies used in children's school education? Thus, we seek to analyze and contextualize the different playful perspectives applied in the classroom, through a bibliographical study based on qualitative, exploratory and deductive methods. teaching-learning process. The need to work with playfulness in the early years of childhood education as an awakening for the teaching-learning process will be explicited. The study in question is based on the following authors: Rodrigues (2013); Kishimoto (2003) Moratori (2003); Moyles (2002) among others. This study, based on renowned bibliographic bases for teacher education and also contributions to the academic environment, seeks to explain how important it is to develop dynamic activities contextualized with the educational level (early childhood education). It is noticeable that teachers need to be able to use current methodologies and dynamic ways to expose and share their knowledge with children. In view of the frequent advancement of technologies, it is noteworthy that the teaching-learning process must be aligned with the use of technologies in the classroom, and it is pertinent to expose that classroom knowledge goes beyond the school, implying the construction and training the child as a citizen.
Keywords: Early Childhood Education. Teaching-Learning. Playfulness. To educate.
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